segunda-feira, julho 03, 2006

universidade na tv

[Uma iniciativa curiosa, só possível graças aos meios fabulosos da Universidade de Aveiro (não se compreende porque é que outras universidades, como é o caso da Nova de Lisboa, não têm meios com tanta capacidade) e também ao empreendorismo dos professores.]

Universidade de Aveiro e RTP-Internacional
promovem imagem do Portugal Moderno
3810 é o código postal da Universidade de Aveiro. Mas é também o nome de um programa de televisão nascido no âmbito da 2:, objecto de uma parceria entre aquela Universidade e a RTP, com vista a alargar a sua difusão aos canais internacionais do serviço público de televisão.
O projecto televisivo é produzido pelo Centro de Multimédia e Ensino à Distância do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Nesta versão internacional, o programa inclui novos segmentos de reportagem, contribuindo para a divulgação em todo o mundo dos projectos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico de uma das mais prestigiadas universidades portuguesas.
Pretende-se igualmente divulgar junto das comunidades lusófonas nos Palop e Brasil os múltiplos projectos de investigação em curso na Universidade de Aveiro.
Com a duração de 25 minutos na versão internacional, 3810-UA Internacional destina-se a emissão na RTP Internacional e RTP África e é apresentado pela jornalista Catarina Machado, que conta com a colaboração de mais cinco jornalistas.
3810-UA Internacional é emitido semanalmente ao Domingo às 10h30 (CET) ou 9h30 (TMG), com repetição nas emissões da América e da Ásia. É repetido à segunda-feira (01h30 CET).


Nos programas que estão a ser emitidos abordam-se temas como:

o O Laboratório Digital de Cardiologia
o A química do eucalipto
o Microscópios electrónicos
o Descoberta de um planeta
o A epilepsia
o A diversidade genética do povo Timorense
o Cápsula endoscópica
o Novas aplicações com base em materiais florestais
o Dinâmica dos comportamentos
o 2006 - Ano internacional dos desertos e da desertificação
o Jardins de infância na Guiné-Bissau
o O sorgo em África


in press release da RTP

Sem comentários: