segunda-feira, julho 03, 2006

expresso acertou

O site do Expresso está renovado. Aparentemente mais apelativo e bem construido.
O que mais gosto nele é o poder das fotos e a forma como foram colocadas, muito inspiradas no novo site de notícias do Yahoo. Parece um bom trabalho.
Um dos factos mais digno de registo é a secção de blogues do site, muito recente. Por lá e para já só encontramos um blogue, o da direcção.
O mais curioso neste blogue é, óbviamente, o seu único post. Não se percebe, no entanto, o facto dos comentários de leitores serem apresentados logo na página inicial, fazendo um rol sem grande sentido.

O EXPRESSO ACERTOU. O carácter do único post é egocêntrico mas com pertinência. Em causa está a manchete do Expresso há cerca de dois meses, sobre o ministro Freitas do Amaral. O Expresso diz que percebeu pelo que o ministro deu a entender, para além de dizer que estava cansado no ministério, que ele estaria de saída em breve. O Expresso diz que acertou, e acertou mesmo, o ministro saiu. Sobre a lógica e pertinência da manchete é um assunto muito dúbio, porque acertou, mas poderia não ter acertado e talvez não fosse assim tão improvável Freitas não sair. No entanto, um jornalista que fica com a clara sensação de um ministro não só que está cansado, como que a sua saúde está debilitada e a saída é um opção iminente, acho que faz sentido publicar essa sensação, desde que seja forte o suficiente. Aliás, a experiência que foi entrevistar alguém é sempre publicável, nem que seja no inicio, em tom de reportagem. Faz sentido. A responsabilidade será sempre dele.

"Felizmente, tudo foi confirmado. Esperamos que personalidades como Vital Moreira, que acusou a nossa manchete de «canalhice», tenham agora a humildade de nos pedir desculpa. Não lhes fica mal, uma vez por outra, reconhecer que erraram. Por nós, estamos sempre dispostos a reconhecer os nossos erros, mas não a esconder dos nossos leitores aquilo que sabemos que é verdade só porque isso convém politicamente a estes ou aqueles."
in blogue da direcção

Sem comentários: