segunda-feira, janeiro 30, 2006

apoios para a inovação

PME: 114 ME de incentivos para negócios emergentes e pequenas empresas
O Governo lançou hoje, no TagusPark, um programa para incentivar mais de 1.300 negócios emergentes e empresas de pequena dimensão, o Finicia, que induzirá um volume de investimento global de 114 milhões de euros e envolverá várias parcerias.
"O que queremos é lançar no mercado uma nova geração de empreendedores, com novas atitudes, permitir que muitas ideias boas não morram por falta de financiamento", disse o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra.
O programa, que será operacionalizado através de fundos de capital de risco e de garantia mútua e em parceria com universidades, politécnicos, pólos tecnológicos, incubadoras de empresas, vai começar a ser divulgado junto dos vários agentes por técnicos do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI). Segundo o presidente do IAPMEI, Jaime Andrez, o "ciclo de visitas" inicia-se sexta-feira na Universidade de Aveiro, tendo por base uma aposta em "modelos de parcerias e dinâmicas de rede entre diversos agentes públicos e privados". O Finicia, o primeiro de três programas do IAPMEI que têm por função acompanhar os diversos ciclos de vida das pequenas e médias empresas, vai mobilizar 64 milhões de euros de recursos públicos e 50 milhões de recursos privados.
Enquanto o Finicia visa favorecer o processo de criação de empresas e potenciar talentos, os outros programas são o Fincres (para apoio ao crescimento e consolidação de lideranças) e o Fintrans (destinado a apoiar a transmissão da propriedade das empresas e os ganhos de eficiência).

mais in Lusa

Sem comentários: