sexta-feira, novembro 25, 2005

jamba

Há umas semanas atrás o meu irmão - 10 anos - pegou no meu telemóvel, numa bela manhã de fim-de-semana em que eu ainda dormia, começou a jogar uns jogos do telemóvel e a ver tv. Passa um anúncio dos "famosos" toques Jamba!, que assolam a internet em pop-ups e a tv em anúncios enganadores, e ele repara que pode obter um jogo se enviar uma singela mensagem escrita para um determinado número. A pensar que era gratuito, envia. Quando dou pela falta do telemóvel reparo numa sms estranha e percebo que tinha menos um euro.
Lá percebi que tinha sido uma sms enviada por ele, preguei-lhe um sermão... à la irmão mais velho, e pensei que tivesse acabado a história. À tardinha recebo uma bela sms do Jamba!, a dizer que já tinha dois créditos para um software pelo singelo preço de 4 euros, e que agora iria receber isso mesmo e pagar isso mesmo todas as semanas. Revoltado lá enviei uma sms de volta para desactivar o serviço exploratório e enviei um email para a empresa - depois de pesquisar na net o endereço - revoltado com a situação e a pedir o meu dinheiro de volta. Para surpresa minha responderam, argumentando que iriam devolver os 4 euros que eu pedia [se bem que eu pedi mesmo os cinco com que tinha ficado a "arder"] e que seriam devolvidos por correio.
Hoje recebo uma carta bem estranha, vinda da Alemanha, mais precisamente de Berlim. Na frente apenas dizia o meu nome e morada, e tinha os simbolos dos correios alemães: "Deutsche Post - FRANKIER SERVICE", dizia. Lá dentro vinha uma carta com cabeçalho da Jamba!, totalmente escrita em holandês! Apenas o meu nome estava em português, vá lá. Escusado será dizer que não percebi patavina (ainda se fosse alemão)! A carta tinha Berlim logo no inicio (ainda mais estranho). Dentro dela vinha uma bonita nota de 5 euros - parece um pouco diferente das portuguesas. A minha devolução, vinda directamente da Alemanha, escrita em holandês.
Enfim curioso como estes serviços são da Alemanha, e estão já tão integrados em Portugal e a lucrarem tanto no nosso país...

Sem comentários: