segunda-feira, outubro 17, 2005
stirling
Prémio Stirling para parlamento escocês
O edifício do Parlamento da Escócia, concebido pelo arquitecto catalão Enric Miralles, ganhou este sábado o Prémio Stirling 2005, atribuído anualmente pelo Instituto Real de Arquitectos Britânicos (RIBA) a que corresponde a um cheque de 20 mil libras (30 mil euros).
Este era o mais controverso - e o mais caro - projecto da shortlist de seis candidatos ao prémio, e onde se encontravam, por exemplo, a fábrica da BMW (em Leipzig, na Alemanha) concebida por Zaha Hadid ou o Centro Tecnológico da Mclaren (Surrey, Reino Unido) idealizado por Norman Foster, o vencedor do ano passado.
Enric Miralles (nascido em 1955) ganhou o concurso para a construção do parlamento escocês em 1999 mas faleceu subitamente em 2000. Meses mais tarde, morreu também o encarregado pela obra, Donald Dewar. Com todos estes atrasos e um custo inicialmente previsto de 50 milhões de libras, o parlamento acabou por custar 431 milhões de libras (mais de 630 milhões de euros), o que deu origem a um polémico inquérito judicial. Apesar disso, o edifício tem sido reconhecido como uma extraordinária obra de arte, perfeitamente integrado na paisagem rochosa que o acolhe e aliando elementos góticos herdados do anterior parlamento. Além disso, aquele é também um espaço funcional onde trabalham os 129 parlamentares e restantes funcionários.
Site sobre a obra
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário