segunda-feira, outubro 03, 2005

sol, lua, terra

Olhos postos no eclipse solar
Astronomia. Esta manhã a partir das 8h38 que se poderá observar do planeta Terra, mais especificamente de Portugal Continental e Madeira (nos Açores começa às 7h36), um fenómeno que poderá assustar os mais desatentos com a lua a ‘tapar’ o sol: o primeiro eclipse anular solar em Portugal do século XXI – o último foi em 1984 (nos Açores).

«Apenas no Minho, Trás-os Montes e Alto Douro [especialmente em Bragança] se irá verificar o eclipse anular do sol, que é mais espectacular por se ver apenas a forma de um anel fino de luz do sol», disse ao Destak o astrónomo José Afonso, do Observatório Astronómico de Lisboa. E o que acontece no resto do país e ilhas? «Aí será um eclipse parcial, porque a lua não deixa apenas um anel à sua volta de luz do sol, mas está mais descaída, como se fosse um quarto crescente do sol». Segundo José Afonso, os eclipses solares são pouco frequentes, porque requerem um alinhamento coincidente entre Sol, Lua e Terra, respectivamente.

«Têm de estar os três em linha e, no caso da Lua, tem de estar na posição exacta para tapar o sol», disse. Ao olhar para o céu, pelas 9h53 de hoje, poder-se-á ver a lua a ‘tapar’ o sol no seu ponto de maior obscuridade. «Este tipo de eventos fazem as pessoas voltarem a recordar que, de facto, estão inseridas num planeta e num sistema solar, e é também uma boa oportunidade para se transmitir um pouco mais de astronomia», explicou José Afonso. Sol, lua e terra alinham-se hoje dando mais uma oportunidade de fugir à rotina e ao quotidiano e voltar a lembrar, ao olhar para o céu, que o ser humano faz parte de um universo.

A tomar nota
Horas para se ver: Às 8h38 em Portugal Continental começa a Lua ‘entrar’ na visão do sol que temos da Terra. O ponto de maior obscuridade é às 9h53. O fenómeno termina entre as 11h16 e 11h20.

Níveis de obscuridade: Lisboa terá 81,9% de obscuridade; Porto 89,7%; Os pontos com maior obscuridade, cerca de 90,3%, serão: Bragança (a fase anular – forma de anel da luz do sol à volta da lua – demorará mais aqui: 4m05seg), Guimarães e Miranda do Douro.

Onde ver: O Observatório Astronómico de Lisboa terá um ponto de observação especializado na sede (Tapada da Ajuda); Bragança, como local privilegiado, terá ponto de observação em Mós.
Pormenores e outros com pontos de observação em:
www.cienciaviva.pt;
Transmissão em directo em:
http://live.fccn.pt/oal

Segurança: Nunca olhe directamente para o Sol, a não ser com óculos concebidos para o efeito.

Sem comentários: