segunda-feira, outubro 03, 2005

morte peça tv

Morte de concorrente em 1997 explica êxito de reality shows
Por certo muitas coisas passam pela cabeça de um telespectador que vê pela primeira vez um reality show. Mas nunca que o sucesso deste género começou com a morte de um concorrente.

Em 1997, a televisão sueca SVT transmitiu um programa que iniciaria uma nova era na TV. Expedition Robinson levou um grupo de 16 pessoas, divididas em duas equipas, para uma ilha deserta na Malásia. E, tal como na história de Robinson Crusoé, os concorrentes deveriam sobreviver apenas com o que existia na ilha, apesar de receberem comida e água potável. Em cada programa, as duas equipas competiam pelo chamado Prémio de Imunidade, com a equipa vencida a ter de eliminar um dos seus. Mas os acontecimentos do primeiro episódio iriam mostrar ao mundo quanto era perigoso colocar pessoas numa situação de tensão como esta.

Sinisa Savija, um homem de 34 anos, psicologicamente estável, a viver na Suécia havia poucos anos devido à guerra que assolou a Bósnia, entrou no programa com a esperança de ganhar o prémio de 500 mil coroas (cerca de 50 mil euros). No entanto, a sua prestação foi infeliz. Não dominando perfeitamente a língua sueca, Sinisa acabou isolado do grupo. E, quando perderam a prova, o esperado aconteceu, Sinisa foi eliminado. De volta a casa, em Norrkoping, Sinisa revelou-se uma pessoa diferente. Paranóico, começou a pensar que a expulsão afectaria a sua vida e que seria humilhante ser conhecido como o primeiro jogador a ser eliminado num reality show. Imaginou até que a produtora realizaria um programa com a intenção de o apresentar como um ser horrível que merecia ser eliminado. Quatro semanas depois de voltar a casa, Sinisa suicidou-se.
mais in DN

Sem comentários: