quinta-feira, outubro 06, 2005

foi você que viu?

Estive recentemente a fazer uma análise sociológica profunda sobre as raparigas que apresentam programas da SIC Mulher e da SIC Radical - não avaliei ainda as jovens da RTPN e do AXN, porque considerei não se enquadrarem 100% neste estereotipo.

PROCURA-SE: Rapariga morena cabelo curto, inteligente e desportiva + rapariga, loura, elegante e bonita muito animada e pouco letrada.

Este poderia ser o anúncio para o programa 6Teen ou Curto-circuito da SIC Mulher ou SIC Radical, respectivamente. E isto diz quase tudo. São estes estereotipos claros em que se enquadram as meninas dessas dois programas. Ainda existe mais uma particularidade interessante: é normal a rapariga loura e embonecada ficar à direita do ecrã e a de cabelo curto, baixa, culta e menos espampanante ficar à esquerda do ecrã. No caso da SIC Mulher o caso é por demais evidente.
O programa 6Teen - feito por jovens que têm tudo menos 16 anos, mais velhas, claro -, existem duas equipas de raparigas. Uma das equipas é constituida por uma loura bonita, bimbona, animada e pouco letrada, e uma morena de cabelo curto, supostamente mais culta e mais feia também; e a outra equipa é... IGUAL. Sem tirar nem por, as mesmas características.

Outro pormenor que foi possível constatar, foi o grau de parvoíce deste programa... 6Teen... muito mau mesmo. E isto vem de uma pessoa que é capaz de admitir que as parvoíces da Oprah são viciantes!

E assim vão as raparigas da televisão.
PS: Qualquer dia os únicos homens na tv são de três géneros: os comediantes (de preferência de créditos firmados); os jornalistas (alguns apenas); e os participantes dos reality shows/actores de novela (também a diminuir a olhos vistos).

Sem comentários: