quinta-feira, outubro 06, 2005

cinema francês


6.ª Festa do Cinema Francês
Diversidade da francofonia
Cinema. Quatro cidades portuguesas acolhem o evento que começa hoje, já vai na sexta edição e conta com um cartaz de 32 filmes diversos e apelativos. O cinema francês tem bons artistas, está vivo e recomenda-se.

Gérard Depardieu, Audrey Tautou, Kristin Scott Thomas, Sophie Marceau, Isabelle Huppert, Jean Reno, Catherine Deneuve e a bela Emmanuelle Béart. Estes são apenas alguns dos nomes dos protagonistas que integram os 32 filmes presentes na Festa do Cinema Francês, iniciativa promovida pelo Instituto Franco-Português.

O evento que começou em 2000, vai ter algumas antestreias, como é o caso do segundo documentário mais bem sucedido nos Estados Unidos, A Marcha do Pinguins; Arsène Lupin, sobre a vida de um famoso ladrão parisiense, contando com a americana Kristin Scott Thomas e a jovem e bela francesa Eva Green. Filmes como Joyeux Nöel (candidato francês ao Óscar de melhor filme estrangeiro), Les Poupées Russes (com Audrey Tautou) ou Gabrielle (com Isabelle Huppert) são também boas apostas nesta mostra que será distribuída por Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
Apesar de não haver nenhum filme de animação, como sucedeu o ano passado, há muita variedade e diferentes géneros de filme, todos eles recentes, que pretendem mostrar o que de melhor o cinema francês tem feito. Este ano o canal A Dois e a Cinemateca – com um ciclo dedicado à actriz Fanny Ardant – juntam-se à iniciativa que irá também homenagear a Escola Superior de Teatro e Cinema e trazer a Portugal Fanny Ardant, entre outros realizadores e actores. É cinema à espera de ser descoberto.

Tome nota
Exibição em Lisboa de 6 a 16 de Outubro (auditório do Instituto Franco-Português e o Fórum Lisboa); no Porto de 13 a 16 de Outubro; em Coimbra, de 17 a 20; em Faro entre 1 e 3 de Novembro.

Hoje: A Festa começa em Lisboa com o filme Le Couperet (de Costa Gavras, que deverá estar presente).

Programa completo em: www.festadocinemafrances.com

Sem comentários: