Stephen Hawking comunica apenas através de piscar de olhos
O cientista britânico Stephen Hawking, que padece de uma doença degenerativa, só consegue comunicar através de um piscar de olhos.
Até agora, o autor de «Uma breve história do tempo», de 63 anos, usava um computador, operado manualmente e instalado na sua cadeira de rodas, que o permitia controlar a voz, reproduzida por um sintetizador.
Mas o progresso da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), de que padece há mais de 30 anos, obrigou o cientista e professor da Universidade de Cambridge a recorrer a um novo equipamento norte-americano que se baseia em raios infravermelhos, informou este sábado o jornal Daily Mail. Um mecanismo colocado na armação dos seus óculos emite os raios, que depois são desviados, seguindo diferentes ângulos, pelo músculo da bochecha através do piscar de olhos, o que permite a Stephen Hawking escolher as letras e palavras que aparecerão numa tela para compor as suas mensagens. O cientista diz estar satisfeito com esse sistema, que lhe permite comunicar com maior rapidez do que com os dedos da mão, que estão cada vez mais atrofiados.
«Quando usa a mão, só forma duas ou três palavras por minuto, mas agora pode chegar a cinco», declarou ao jornal David Pond, ajudante de Stephen Hawking.
in DD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário