terça-feira, agosto 09, 2005

breves da semana

Image hosted by Photobucket.com

Faz hoje 60 anos que foi largada a segunda bomba atómica alguma vez utilizada para matar, em Nagasaki, Japão - três dias depois da primeira bomba, Little Boy, ter sido lançada pelo avião Enola Gay, em Hiroshima - onde morreram instantaneamente mais de 60 mil pessoas. Estima-se que cerca de 240 mil morreram devido à bomba.

Image hosted by Photobucket.com

Nagasaki remembers atomic attack
The Japanese city of Nagasaki has marked the 60th anniversary of its destruction by a US atomic bomb at the end of World War II.
At least 70,000 people died in the world's second nuclear attack.
A minute's silence was marked at the city's peace park, where survivors tearfully recalled the bombing. Correspondents say there is fresh controversy over why the attack happened just three days after the bombing of the city of Hiroshima.
Some historians argue that the attack was seen as necessary because Japan had not surrendered.

Image hosted by Photobucket.com
Em Hiroshima, o único edifício que se manteve de pé é após a bomba, é agora um marco histórico.

Eclipse do Sol previsto para 3 de Outubro
A região transmontana vai ser o local privilegiado de observação, em Portugal, de um eclipse do sol previsto para 3 de Outubro, ocorrência registada pela última vez em território nacional há quase um século. Segundo disse esta terça-feira à agência Lusa Alfredina Campos, do Observatório Astronómico de Lisboa, trata-se de um eclipse anular, em que a lua se coloca entre a terra e o sol, tapando o astro rei, mas não na totalidade. Se as condições climatéricas proporcionarem um céu limpo, será visível no céu, no auge do eclipse, uma esfera escura com um anel de luz em volta.


Sampaio vai condecorar U2 com Ordem da Liberdade

Os quatro músicos do grupo rock irlandês U2 vão ser condecorados domingo pelo Presidente da República com a Ordem da Liberdade, horas antes do concerto da banda em Lisboa, revelou terça-feira fonte da Presidência.

Discovery aterrou com sucesso às 13:12 horas

O Discovery aterrou com sucesso às 13:12 horas na base de Edwards, na Califórnia, sob um céu estrelado e uma leve brisa. Chega assim ao fim a missão do vaivém, depois de o regresso ter sido adiado por quatro vezes devido ao mau tempo.

Site da NASA lidera buscas por causa do Discovery

O site da agência espacial norte-americana (NASA) liderou na semana passada as buscas feitas pelos internautas no Google por causa do regresso à Terra do vaivém Discovery.
De acordo com os dados do Google, o nome da agência liderou o top dos termos mais procurados naquele motor de busca, à frente de nomes de actores e cantores.
Na última posição do ranking dos 10 termos mais procurados da semana ficou a expressão «space shuttle», em português vaivém espacial.
Vaivém Discovery tem software produzido por portugueses

Vodafone reforça combate a incêndios com aviões e carros
Tal como já aconteceu em 2004, a Vodafone Portugal patrocina e promove um projecto que visa a prevenção de incêndios, este ano, nos distritos de Castelo Branco, Santarém e Leiria, através da utilização de meios de vigilância terrestre e aérea, que actuam em coordenação com a Direcção Geral de Recursos Florestais e com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
Patrocinado em exclusivo pela Fundação Vodafone Portugal, o projecto Floresta + Verde tem, segundo refere a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, como objectivo a prevenção, vigilância, detecção, dissuasão e apoio nas decisões de combate aos incêndios florestais.
A decorrer este Verão, a iniciativa surge na sequência do lançamento do Projecto Leiria + Verde, que decorreu durante o Verão de 2004, e dos seus resultados.
O Projecto Floresta + Verde recorre a meios aéreos – quatro aeronaves do tipo ultraligeiro, que a própria Vodafone coloca no ar – e a meios terrestres – 10 veículos ligeiros para prevenção e primeira intervenção no combate a incêndios - já existentes nos distritos, todos eles equipados com sistemas de comunicação em tempo real, georeferência e troca de mensagens. As duas iniciativas têm a duração de três anos, até 30 de Setembro de 2007, e significam um investimento para a Fundação Vodafone Portugal na ordem dos 825 mil euros.

Serra da Estrela: Incêndio é dos piores dos últimos 20 anos
O incêndio que está a lavrar há dois dias no Parque Natural da Serra da Estrela, em Manteigas, é um dos piores que atingiu este espaço nos últimos 20 anos, considerou terça-feira o director daquela área protegida.
«O incêndio está a provocar danos enormes em termos económicos, sociais e ambientais», afirmou o director do Parque Natural da Serra da Estrela, Fernando de Matos, à agência Lusa.

Sem comentários: