Colaboração entre Itália, França, Reino Unido e EUA
Novo telescópio Olimpo vai explorar universo desconhecido
Um novo telescópio, que resultou da colaboração entre cientistas de Itália, França, Reino Unido e Estados Unidos, começará no próximo ano a explorar partes ainda desconhecidas do universo, anunciaram hoje astrónomos italianos.
O telescópio Olimpo é a continuação do projecto Boomerang (Observações de Balão das Radiações Milimétricas Extragalácticas e Geomagnéticas), que há cinco anos permitiu a uma equipa científica italiana obter dados sobre o Big Bang, a fase inicial do universo, e garantir que este é plano e aberto.
Agora, a mesma equipa, coordenada por Paolo de Bernardis, professor da Universidade de La Sapienza, pretende aceder com o Olimpo a informação sobre galáxias que até agora não foi possível observar.
O novo telescópio será instalado num dirigível maior do que o utilizado na experiência anterior, pelo que poderá explorar uma área quatro vezes maior.
O Boomerang baseou os seus resultados em 16 sensores, enquanto que o Olimpo utilizará pelo menos cem, a funcionar simultaneamente, o que permitirá, segundo Bernardis, "estudar as galáxias no momento da sua formação".
sexta-feira, maio 06, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário