sábado, abril 30, 2005

a invasão das vacas


CowParade Lisboa 2006. A capital irá receber a partir de Maio do próximo ano um evento inovador de arte contemporânea que já percorreu várias cidades do mundo. O objecto artístico é no mínimo invulgar: vacas em tamanho real, de fibra de vidro, que podem ser pintadas, vestidas ou decoradas da forma mais original possível e trazem a arte à rua.

João Tomé - in Destak 26 Abril 2005

As vacas são sagradas em grande parte da Índia e actualmente são um dos objectos mais retratados, no mundo ocidental, em vários artigos que podem ir de meias, a canecas e estojos. A imaginação não pára em torno das vacas [especialmente as mulheres adoram artigos com vacas chega a ser irritante]. Agora, um evento internacional chamado CowParade, criado em 1998 (ver caixa), chega a Portugal com o objectivo de trazer a arte de uma forma pouco habitual às ruas lisboetas.
Mas porquê a vaca? O criador dos três modelos existentes (deitada, em pé, flectida) da vaca para o evento, o suíço Pascal Knapp, acredita que «não existe nenhum outro animal que tenha tanto interesse artístico quanto a vaca, a área da sua superfície e estrutura óssea são perfeitas e mesmo totalmente transformada mantém a sua identidade». A exposição ao vivo lisboeta com as obras dos artistas locais começa a partir de Maio de 2006 e, segundo José Cardoso, um dos organizadores, «poderá durar 3/4/5 meses, e vai reunir de 50 a 200 vacas, dependendo da adesão».
Todas as vacas serão decoradas de forma distinta e artística e a escolha dos artistas locais começa já em Setembro. «Vamos trazer a arte a todas as pessoas, ao promover sessões de pintura das vacas ao vivo e desafiarmos as crianças das escolas a pintarem vacas», disse ao Frescas e Boas José Cardoso. A iniciativa que permite também às marcas associarem-se e tem como objectivo final vender em leilão as vacas expostas, cujos lucros revertem a favor do projecto Mecenatonet – que apoia entidades como a ACAPO, a Liga dos Bombeiros, a APV e os Escuteiros.


Como começou?
1998, Zurique. Foi nesta altura e nesta cidade europeia que se realizou o primeiro evento do CowParade. Mas foi em 1996, quando o pai do escultor suíço Pascal Knapp convenceu o filho a elaborar uma vaca em tamanho real em fibra de vidro para uma exposição que surgiu o conceito. Várias vacas foram expostas nas ruas e as pessoas foram elaborando desenhos criativos nas vacas. A partir daí têm sido várias as cidades no mundo a aderirem: Nova Iorque, Las Vegas (E.U.A.), São Paulo (Brasil), Sydney (Austrália), Tokio (Japão), Estocolmo (Suécia) e já em Junho será em Barcelona. Nos Estados Unidos a vaca é já o primeiro ícone adulto coleccionado.


Como participar?
De Setembro a Outubro qualquer pessoa, artista ou não artista, pode preencher um formulário e apresentar a sua maquete, que depois poderá ser uma das seleccionadas para criar a imagem e decoração da vaca em fibra de vidro. Os trabalhos serão elaborados de Dezembro a Fevereiro e expostos em Maio. Mais informações em http://www.cowparedelisboa.com/.

Sem comentários: