terça-feira, março 01, 2005
jornais com 400 anos, quem diria
Novas provas demonstram que jornais têm 400 anos
Provas recentes demonstram que em 2005 assinalam-se os 400 anos da imprensa. Foi descoberto em Estrasburgo o primeiro jornal publicado em todo o mundo, datado de 1605, anunciou esta terça-feira a Associação Mundial de Periódicos (AMP).
As provas foram reunidas pelo Museu Gutenberg, da cidade de Mainz, na Alemanha, demonstram que o primeiro jornal impresso saiu à rua no Verão de 1605, com o nome Relation. O museu, famoso por deter a primeira prensa construída, encontrou vestígios do jornal nos arquivos municipais daquela cidade francesa.
Num comunicado, a AMP congratula-se com a descoberta. «Esta prova é incontestável e acho que todos podemos desejar este ano ao jornal impresso um feliz aniversário de 400 anos», diz o director-geral da AMP, Timothy Balding.
A investigação, do fundador do museu Gutenberg, Martin Welke, e do historiador Jean-Pierre Kintz, demonstrou que o editor do jornal era Johann Carolus, que escrevia à mão boletins informativos – a partir de informações recolhidas por correspondentes – que depois vendia aos mais abastados.
in DD
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário