sábado, fevereiro 19, 2005

falésias em derrocada


Cinco milhões de euros para atenuar ameaça de derrocadas de falésias no Algarve
Mais de 20 locais da costa algarvia integram um mapa de risco onde são identificadas as zonas que põem em perigo a vida das próprias pessoas devido à ameaça de derrocadas e erosão. A zona litoral de Lagos e Lagoa, o troço entre o Vau e a Rocha, em Portimão, e a praia da Falésia, em Albufeira, são as que carecem de intervenções mais prioritárias, segundo o «Jornal do Algarve».

Visitadas anualmente por milhares de pessoas, estes locais fazem parte de um mapa de risco que o Governo elaborou e divulgou, na semana passada, identificando pontos da costa portuguesa onde é necessário intervir urgentemente por colocarem em causa a segurança de pessoas e bens. Dos 50 milhões de euros disponibilizados para intervenções no litoral português (já incluídas no Orçamento de Estado deste ano), o Jornal do Algarve apurou que a região algarvia vai receber aproximadamente cinco milhões.

Trata-se de um valor insuficiente e, por isso, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve revelou que privilegiar-se-á «um conjunto de obras consideradas de maior urgência, que prevêem o balizamento e a mitigação do risco associado à geodinâmica das arribas».
in Ambiente

Sem comentários: