sexta-feira, janeiro 14, 2005

pinto balsemão interessado na TSF (e eu também, mas falta-me algo €)


[Recordo-me das poucas vezes que estive na presença de Francisco Balsemão. Para já, ele dava aulas para o quarto ano do meu curso, e retirou-se da vida académica justamente naquele ano em que passei para o 4.º. Nessa altura já se ouviam as histórias habituais, sobre alunos (mais alunas) do curso que tinham passado para a SIC e outros órgãoes que lhe pertenciam, salve seja...
Era também do conhecimento público, e eu constatei porque cheguei a assistir a duas ou três aulas do senhor, que as meninas tinham preferência pelas mini-saias e decotes ENORMES para levar para as aulas dele. Isto, para além de gostarem muito, as meninas, de conferenciar com ele no final das aulas. Quando passei para o quarto ano de faculdade, o último, já as meninas - 90% da turma, já viram a diferença?! - tinha comprado roupa minuscula de preparação para a Mutação dos Media - o nome da cadeira. No entanto, o senhor retirou-se mesmo no inicio do ano e os esforças da maior parte das minhas queridas colegas tiveram de sobrar para o professor José Bragança de Miranda que veio substituir o homem que admiro, Francisco Balsemão. Além de Bragança de Miranda, que andava um pouco contrariado em substituir Balsemão, veio auxiliá-lo a inocente professora Carla Baptista - de quem eu também gostava só tinha a divergência clara na forma de ela ver as reportagens e crónicas.
Contacto 2. Outro dos contactos que tive com o poderoso Francisco Balsemão, que admiro bastante (já disse, mas volto a frisar), foi numa conferência de comunicação da SOPCOM, que ajudei a organizar no principio do quarto ano. Na altura tomava conta, em conjunto com a minha amiga Ana Raquel, do gigantesco Auditório 2 da Gulbenkian onde se realizavam as principais conferências. Foi aí que privei com o divertido e bem humorado Balsemão, que se meteu comigo em algumas circunstâncias, especialmente quando eu lhe segurava com vigor o microfone, para ele comentar um qualquer assunto da audiência. Recordo-me bem que chegou-me a dizer: "Jovem, você é que está a aturar uma grande seca, hein?". Ao que eu respondi: "às vezes sim, mas vai-se aproveitando para aprender a segurar o microfone... e arranjar contactos para entrar na comunicação social... e ainda para fazer testes de som, no púlpito, com a sala vazia, a cantar as letras de Jim Morrison». Ao que ele respondeu com um grande sorriso: «Tenho de vir cá ouvir essas palestras de Jim Morrison que você tem dado...». Depois ainda lamentei (graxista), o facto de ele não ir dar aulas à minha turma, ao que ele respondeu que tinha pena, mas tinha chegado a altura de sair. Pouco mais do que isto foi falado, e desde aí que não falei mais com Balsemão, um homem poderoso, mas com sentido de humor.]


Francisco Pinto Balsemão interessado na TSF
O presidente do Conselho de Administração e sócio-fundador da Impresa, reafirmou, na quarta-feira, em entrevista ao programa da RTP2, «Clube de Jornalistas», o seu interesse na compra de um jornal e de uma rádio actualmente na posse da Lusomundo Média.

Em declarações ao «Clube de Jornalistas», Balsemão frisou não estar interessado em todos os títulos da Lusomundo Média, mas apenas num deles, não revelando, contudo, o nome.
No entanto, a hipótese de Francisco Pinto Balsemão estar interessado no Diário de Notícias é há já algum tempo ventilada, embora, fontes próximas do patrão da SIC tenham revelado ao Público que o avanço para a compra do DN só poderia acontecer se o preço do jornal fosse «muito atractivo.
Já quanto à rádio, o patrão da Impresa admite tratar-se da TSF, um activo que Balsemão assume há muito desejar, isto apesar de, sublinha, ainda não ter feito qualquer proposta à administração da Lusomundo Media.

Contudo, a Impresa não é a única interessada na compra da Lusomundo Media, uma vez que são vários os pretendentes, estrangeiros e nacionais, interessados em ficar com o grupo de media da Portugal Telecom.
Destes, alguns já admitiram publicamente o interesse, como é o caso da Cofina, de Paulo Fernandes.
in DD

Sem comentários: