domingo, setembro 26, 2004

Espaço e NASA


NASA enviará uma sonda para Plutão em 2006

A NASA iniciou um projecto para começar a exploração de Plutão com a viagem da sonda New Horizons, que demorará quase dez anos em chegar ao mais distante e pequeno dos planetas do Sistema Solar. Segundo os prazos, a nave partirá do Cabo Cañaveral em Janeiro de 2006.

A missão também terá como objectivo estudar a Charon, uma lua do sistema binário de Plutão, assim como o Cinturão de Kuiper, uma massa de corpos de gelo que flutua nos extremos do sistema.

Vaivém da NASA volta ao espaço em Março de 2005

A próxima viagem de um vaivém espacial da NASA, a primeira desde o desastre com o Columbia, há pouco mais de dois anos, vai efectuar-se no dia 6 de Março de 2005, quando o Discovery partir rumo à Estação Espacial Internacional.

Segundo o cosmonauta russo Salizhán Sharípov, que vai partir no próximo dia 11 de Outubro com destino à ISS a bordo da Soyuz TMA-5, «está previsto que a Discovery parta do dia 6 de Março de 2005 e chegue à ISS no dia 8».
De acordo com o cosmonauta, além da tripulação para a ISS, o Discovery vai transportar importantes peças para a estação, que devido ao seu tamanho não podem ser transportadas pelas naves de carga russas.

Desde que foram cancelados os voos de vaivéns espaciais, devido ao acidente com o Columbia, os programas para integrar novos módulos e estruturas na estação foram todos cancelados, e a tripulação permanente da ISS foi reduzida de três para dois cosmonautas, explicou Sharípov.

Sem comentários: