quinta-feira, setembro 23, 2004

Carro voador à venda em 25 anos


[Um carro que voa. A ideia é tudo menos original, pô-la em prática para milhões utilizarem, isso sim já é um feito considerável. Algo que figura muito nos filmes de ficção científica, mas uma realidade ainda pouco palpável. O Quinto Elemento, Blade Runner, Star Trek, ou mesmo a Guerra das Estrelas são apenas alguns dos filmes que nos levam para esse futuro. Será melhor? Não se sabe bem, tudo o que é demais é maléstia, já o ditado diz. Será menos poluente? Tudo depende dos recursos energéticos usados, tal como agora.]

> Carros voadores deverão começar a chegar ao mercado dentro de 25 anos, pelo menos são estas as previsões de investigadores de empresas como a Boeing e a Agência Espacial Norte-americana (NASA).

A NASA está a trabalhar na construção deste tipo de veículos, com o objetivo inicial de transformar as viagens em pequenos aviões e desafogar o tráfego aéreo regional nos EUA.
Dentro de cinco anos, os investigadores da NASA esperam ter desenvolvido a tecnologia necessária para a construção de veículos voadores tão fáceis de conduzir como um vulgar automóvel.

Deste modo, a agência norte-americana pretende que dentro de 25 anos estejam à venda carros voadores, sendo que já tem previsto que o preço do mesmo ronde os 100 mil dólares – cerca de 81 mil euros.
Além da NASA, a empresa Boeing também está a trabalhar em projetos semelhantes e, além dos desafios de engenharia, tenta prever formas de evitar problemas de trânsito.

Entre as alternativas em estudo por esta empresa está a inclusão de sistemas de inteligência artificial para evitar colisões e ajudar na condução dos veículos.
ver mais info aqui


Vamos passear, a voar?

Sem comentários: