quarta-feira, setembro 22, 2004

benvindos ao Haiti, ou não


Há uns anos lembro-me de um anúncio aos champôs Haiti, que eram agradáveis, tropicais. Agora sinónimo de tropical não é só beleza.

Tempestade tropical faz mais de 600 mortos
Mais de 600 mortos e centenas de familiares de luto encheram as morgues ontem no Haiti após a passagem da tempestade tropical de nome Jeanne. O governo haitiano revelou ainda que a tempestade poderá ter feito desaparecer a ilha de Tortuga, situada na costa norte do Haiti, onde residem cerca de 26 mil haitianos. Segundo a edição de ontem do jornal espanhol El Mundo uma primeira expedição de reconhecimento da ONU não conseguiu encontrar a ilha. Esta é mais uma tragédia, de contornos que poderão ser mais graves, numa altura em que têm ocorrido várias tempestades e furacões na zona das Caraíbas. No Haiti em particular este tem sido um ano com revoltas, intervenções militares e inundações mortais.




actualização fresca... mas não positiva:

Situação catastrófica no Haiti

O primeiro-ministro do Haiti lançou um pedido de ajuda urgente à comunidade internacional. O país precisa de ajuda urgente para ajudar as muitas vítimas do furacão «Jeanne». Até ao momento contam-se 600 mortos e mil desaparecidos. O porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras no país explica que a situação é catastrófica.

Gonaives, no norte do Haiti, é uma das cidades mais afectadas. Neste momento a cidade encontra-se isolada, sem água nem electricidade. Existe também o risco de epidemias devido aos muitos cadáveres que se amontoam nas ruas.
O porta-voz dos Médicos Sem Fronteiras, no Haiti, confessa que tem dificuldades em avaliar a dimensão da catástrofe. «Estimamos que 80 por cento da população tenha sido afectada pelas inundações, as localidades ainda estão inacessíveis por estrada, nesta altura ainda é muito difícil avançar com um balanço global da situação», adiantou.
Devido ao cenário dramático que se vive no país, o primeiro-ministro haitiano, Gerard Latortue, lançou um apelo de ajuda à comunidade internacional. «Podemos ver a dimensão do desastre e tudo o que a população sofreu. Temos a noção que durante décadas não se cuidou deste país», afirmou. O número de pessoas atingidas pelo temporal eleva-se a 160 mil. No total morreram 600 pessoas e mil encontram-se desaparecidas.
in TSF

Sem comentários: