segunda-feira, agosto 16, 2004

Vírus "ataca" saldo do telemóvel

Cavalo de Tróia escondido em jogo pirata

Vários telefones móveis com o sistema operativo Symbian estão vulneráveis a uma espécie de vírus informático, capaz de enviar mensagens escritas para números de valor acrescentado, sem que o utilizador dê conta. A ameaça, oculta numa versão ilegal do jogo Mosquitos disponível na Internet, é reduzida, mas pressagia os telemóveis como um dos próximos alvos de ataques informáticos.

O programa maléfico, conhecido na gíria informática como cavalo de Tróia ou troiano, está escondido numa versão pirata do jogo Mosquitos, cujo download pode ser feito em vários sites na Net ou nas redes de partilha de ficheiros muito usadas para troca de música e filmes piratas.

Instalado o jogo no telemóvel, o cavalo de Tróia entra em acção e envia mensagens SMS para serviços de valor acrescentado no Reino Unido, Alemanha, Holanda e Suíça. Esta versão pirateada do Mosquitos afecta apenas telefones com o sistema operativo Symbian, usado em modelos de marcas como a Nokia, Sony Ericsson ou Siemens.

A própria Symbian desdramatiza os perigos. Desde logo porque se trata da versão pirata de um jogo, que será instalada deliberadamente pelo utilizador. Inclusive, durante a instalação, no visor aparecem duas mensagens, que alertam para eventuais riscos de segurança e que clarificam que a cópia do jogo é ilegal.

Para remover o vírus, segundo a empresa, apenas bastará apagar o jogo.

Este novo cavalo de Tróia junta-se ao anúncio, em Junho, do primeiro vírus para telemóveis, o Cabir, criado em laboratório. Sem que por si representem ameaças aos consumidores, servem sobretudo de alerta para perigos maiores no futuro.
in Sic Online

Sem comentários: