terça-feira, julho 20, 2004

Warner Brothers investe na exploração de salas de cinema na China

[Exploração de salas na China, é a globalização ao seu mais alto nível. Os chineses também querem ver os actores de sempre, os filmes ocidentais (americanos), e poder assim consumir ainda bens os "goodies" americanos que na Europa já são parte da mobília da casa. É a aldeia global. É a aldeia global, pois é... bom ou mau?]

A distribuidora cinematográfica norte-americana Warner Brothers assinou um contrato com uma empresa de Cantão (China) para abrir dez salas de cinema na China, noticia hoje a AFP citando a agência Nova China.


Ao abrigo de um acordo assinado na segunda-feira entre a Guangzhu Jinyi Film e a companhia de investimento em televisão Monday, as duas empresas colaborarão na construção de salas de cinemas em Pequim, Xiamen (Sudeste) Hangzhu (Leste), Fuzhu (Sudeste), Xi'na (Norte), bem como na província de Guangdong.
A Warner Brothers, por seu turno, irá fornecer assistência técnica na concepção e construção das salas, bem como na formação dos funcionários e na gestão dos cinemas.
O acordo com a chinesa Guangzhu Jinyi Film é o quarto que a Warner Brothers, uma filial da Time Warner Inc, assina no país em pouco mais de um ano.
Em Outubro, a Warner Brothers International Cinemas criou uma empresa com duas sociedades de Xangai para exploração de salas em toda a China.
Já este ano, a Warner Brothers assinou ano um acordo com o grupo imobiliário Dalian Wanda para a construção de 30 salas de cinema em centros comerciais na China.
A China possui neste momento apenas 1200 cinemas e 2000 ecrãs, sendo que muitas salas fecharam devido à concorrência da televisão e dos DVD.
Em 2003, os proveitos dos cinemas cifraram-se em cerca de 120 milhões de dólares, sendo que metade deste valor respeita a receitas obtidas com filmes estrangeiros.
O preço de um bilhete de cinema varia entre 30 e 70 yuans em Pequim, sendo que um DVD pirateado pode ser comprado por 05 yuans.




Sem comentários: