quarta-feira, junho 02, 2004

Londres: Royal Geographical Society expõe 500 anos de exploração do planeta

A partir de 8 de Junho

PUBLICO.PT
Cerca de dois milhões de objectos - incluindo mapas, fotografias, livros e aparelhos - que contam a história de 500 anos de exploração e investigação do planeta serão expostos em Londres, a partir de 8 de Junho, numa iniciativa da Royal Geographical Society (RGS).

Pela primeira vez nos últimos 174 anos, o público vai ter acesso aos recursos daquele instituto, que marcaram a idade de ouro da exploração geográfica no século XIX e inícios do século XX.

De acordo com a RGS, vão estar expostos um álbum com fotografias de Herbert Ponting da British Antarctic Expedition, liderada pelo capitão Scott, em 1910-1913, os esboços de Livingstone das cataratas de Vitória, em África, mapas utilizados no desembarque das tropas aliadas na Normandia, e os diários de Lord Hunt que liderou a primeira ascensão com sucesso ao monte Evereste em 1953.

Para ajudar as pessoas a aceder ao espólio do instituto foram catalogados electronicamente mais de 210 mil registos, disponíveis a partir da Internet.

A exposição estará patente num novo centro criado no edifício da RGS, com melhores capacidades de armazenamento dos arquivos. "A transparência deste pavilhão de vidro simboliza a abertura da sociedade a todos os interessados em aprender algo sobre a nossa herança geográfica e a sua importância para compreender o mundo", comentou Rita Gardner, directora da RGS.

"O projecto é uma das iniciativas educacionais mais benéficas dos últimos anos. A ideia de abrir os arquivos da sociedade é especialmente importante para a educação dos alunos relativamente à cidadania, diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e história. Esta é uma ferramenta fabulosa para alunos e professores", disse o ministro britânico da Educação, Stephen Twigg.

Sem comentários: