quarta-feira, junho 02, 2004

Governo conta investir até dois por cento do PIB na ciência até 2010

Média europeia é de três por cento

Lusa
O Governo português quer chegar a 2010 com uma percentagem de investimento na área da ciência e investigação de entre 1,45 e dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB), comunicou a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.

"Há uma meta europeia de três por cento do investimento em 2010. Nós gostaríamos muito de nos aproximarmos o mais possível dessa média europeia. No entanto, sabemos que é complicado", afirmou.

"Estamos, neste momento, a 0,5 por cento da percentagem do PIB em investimento, queremos chegar a 2006 com 1,2 por cento e, depois, queremos chegar a 2010 entre 1,45 e 2 por cento do PIB", referiu a ministra.

Graça Carvalho apresentou ontem, no Funchal, à comunidade científica e empresarial, e à sociedade em geral, o programa "Ciência e Inovação - Plano de Acção Para Portugal até 2010", designadamente os eixos "Regiões do Conhecimento" e "Comunidades Sustentáveis".

O programa, explicou, "tem como objectivo o desenvolvimento das regiões do conhecimento e das comunidades sustentáveis, os projectos e redes para o desenvolvimento da inovação com base regional, do ponto de vista do ambiente, energia e transportes".

Sem comentários: