segunda-feira, maio 17, 2004

Mais de um quarto da costa nacional sofre com erosão

in DD
Mais de 25% da faixa costeira portuguesa sofre de erosão causada pelo Homem, revela um relatório da Comissão Europeia. De acordo com o documento, Portugal é o quinto país da Europa dos 25 mais afectado pelo problema. Até 5% da costa da Europa alargada está já severamente destruída.

Segundo o relatório Viver Com a Erosão Costeira na Europa, Portugal tem 28,5% da faixa costeira destruída pela erosão. No topo da lista do países mais afectados está a Polónia, com 55% da linha de costa afectada. Segue-se o Chipre – 37,8% - e a Letónia – 32,8%. A Grécia ocupa o quarto lugar, com 28,6%.
No pólo oposto está a Finlândia, com uma percentagem de apenas 0,04 da costa afectada. Um valor que a comissão europeia explica com o facto de a costa finlandesa ser constituída sobretudo por rocha, que se deteriora muito mais lentamente.

A erosão causada pelo Homem, através da extracção de areia para utilização na construção civil ou a edificação de barragens que impedem a livre circulação dos sedimentos, é um dos grandes problemas ambientais actuais na Europa, considera estudo. Em casos extremos, a costa tem recuado até 15 metros a cada ano, ainda que em média este valor se situe entre 0,5 e dois metros.

Para impedir que o problema se agrave ainda mais, o documento apresenta uma série de medidas que deveriam ser tomadas. Os dados do relatório e as propostas dos especialistas vão estar em discussão terça-feira, em Bruxelas, na conferência EUrosão – Sedimentos e Espaço para um Crescimento Sustentável.

17-05-2004 16:50:36

Sem comentários: