sexta-feira, outubro 24, 2014

entrevistas homem de ferro 3

Abril de 2013. Entrevistas do filme Homem de Ferro 3 para o jornal Destak e Record Online.


Reportagem
«Menos espetáculo» mais Downey Jr. em Homem de Ferro 3
25 | 04 | 2013   19.55H
Estivemos em Londres à conversa com o elenco do surpreendente Homem de Ferro 3 e participámos na conferência de imprensa liderada pelo inimitável Robert Downey Jr. O ator não confirmou se continua como Tony Stark no futuro e aborda o desafio que foi interpretar uma história diferente das outras, com um Homem de Ferro mais humano do que nunca e que sente o peso da ansiedade.



Quando Robert Downey Jr. entra, a sala fica ‘elétrica’. Ouvem-se palmas e o norte-americano extrovertido responde com acenos de estrela (está no seu habitat natural).

Entre piadas, provocações (levou uma pequena chapada de Gwyneth Paltrow) e a certeza que Homem de Ferro 3, bem mais próximo do 1º filme da saga, «tem tudo para triunfar», foi uma conferência de imprensa divertida onde Downey Jr. era a estrela apesar da presença de Don Cheadle, Paltrow, Sir Ben Kingsley e Rebecca Hall (ambos estreiam-se na saga, tal como Shane Black, o realizador de Kiss Kiss Bang Bang e guionista de Arma Mortífera).

O ator norte-americano que deu a cara em 2008 por Homem de Ferro – iniciando uma sequência de sucesso de filmes de super-heróis para a Marvel – recebeu 50 milhões de dólares (um recorde) com o último capítulo da saga, Vingadores (2012) e, agora, cumprido o contrato com a Marvel deixou no ar se continua ou não ligado à saga que terá, já está confirmado, em 2014, Vingadores 2.

«Depois de Vingadores, nós sabíamos que não era possível ir tanto pelo lado do espetáculo neste filme» até porque este é o 4º filme com o Homem de Ferro, apesar de ser apenas o 3º com Tony Stark a solo e «queríamos mais profundidade» e «mais semelhanças com o primeiro filme».

Depois de perguntas «parvas» que Downey Jr. ignorou, o ator convidou uma jornalista só com elogios para um jantar a dois e admitiu que «só em Homem de Ferro 17 é que vou estar em melhor forma do que Don Cheadle».

De uma assentada, Downey resumiu assim a experiência no novo filme da saga:

«só sei que estamos a fazer algo bem. As reações têm sido incríveis e repetir tudo isto com o Don [Cheadle] e a Gwyneth [Paltrow] é um prazer, mas ter agora Sir Ben [Kingsley] a levar-nos para outra dimensão com um dos maus mais incríveis da história dos super-heróis e a super talentosa Rebecca Hall a dar classe à tasca, fez desta uma experiência deliciosa».

Sobre o realizador e guionista Shane Black, amigo de Downey e que apostou nele no seu regresso ao cinema em Kiss Kiss Bang Bang (de 2005) disse ainda: «criou um guião que é a razão de estarmos todos sentados aqui e da maioria de vocês [jornalistas] não dizerem que o filme não presta.»

Paltrow e a chapada a Downey Jr.
Sir Ben Kingsley (um mau da fita muito peculiar chamado Mandarim, neste filme cheio de surpresas) explicou que a receção que teve na «família Homem de Ferro foi excelente e generosa» e «adorou o guião e a sua personagem» - colocaremos no site nos próximos dias a entrevista que fizemos ao ator britânico.

Já Gwyneth Paltrow admitiu que só ouviu falar da mítica personagem da Marvel Homem de Ferro quando foi convidada para participar no filme, «mas fazer parte desta saga tem sido incrível». A atriz ficou feliz por «ver Pepper Potts evoluir tanto nestes seis anos» e admite que ficou «surpreendida por ter gostado tanto de ver este último filme», que a sua família «também adorou» - Downey Jr. brincou, chamando a atriz considerada esta semana a mais bonita do mundo para a revista People de «snob». A reação de Gwyneth? Uma chapada.

Genética humana no centro do filme
A alteração genética humana é um tema importante no filme, tal como a crise de ansiedade e depressão de Tony Stark, amedrontado com tanta ação sobrenatural que se viu o ano passado em Vingadores.

Homem de Ferro 3 vale por si só, mesmo para quem não viu os outros filmes, até porque mais do que nunca Tony Stark terá de mostrar o seu valor sem a sua armadura (ao estilo McGyver) e aprender tudo de novo, ficando a certa altura perdido numa pequena cidade americana onde conhece um rapaz que o vai ajudar.

Para Downey Jr. o objetivo do filme que reserva surpresas pouco usuais neste tipo de sagas é que as pessoas «saiam do filme a questionar-se e falar sobre o que viram», «desde as cenas de ação até aos traumas em Tony Stark».

--

CONSELHO: Espere pelos créditos finais do filme, há uma pequena grande surpresa mesmo no fim.


--
ENTREVISTA A SCARLETT JOHANSSON NO RECORD ONLINE

Scarlett Johansson explica-nos a importância de ser sexy

Bem vestida, de saltos altos, simpática e com a já famosa voz rouca, entrevistámos uma bem disposta Scarlett Johansson em Londres a propósito do filme Os Vingadores. Depois de participar em Homem de Ferro 2, Scarlett volta a ser a espiã russa mortífera Viúva Negra no filme da Marvel que junta alguns dos super-heróis mais poderosos: Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth) e o Capitão América (Chris Evans). O filme estreia em Portugal e no resto do mundo a 25 de Abril.

João Tomé

Era fã da Marvel quando era pequena?
Não era muito fã de banda desenhada, mas acabou por não ser mau porque assim não ia com ideias pré-concebidas sobre a minha personagem, Viúva Negra.

Participar em tantas cenas de acção foi um grande desafio?
Foi difícil porque eram muitas. Eu tive alguma sorte porque já tinha feito o Homem de Ferro 2 e o estilo da Viúva Negra é o mesmo, por isso já tinha aprendido alguns movimentos de luta. Quando fiz o Homem de Ferro 2 nunca tinha tido nenhum tipo de treino de luta, só treinos com armas, por isso foi um mundo novo para mim perceber como lutar com alguém de uma forma rápida, limpa e credível. Agora aprendi mais depressa por ter experiência e foi bom porque tinha muitos combates para fazer.

Mas gostou de se tornar mais física para Os Vingadores?
Sim, até consigo gostar. Só temos de nos mentalizar que durante cinco meses da nossa vida vamos estar constantemente com dores e com nódoas negras, primeiros dos treinos e depois das filmagens. Só temos de aceitar isso e quando aceitamos fica mais fácil, como muitas coisas na vida.

Sentiu-se num cenário surrealista quando olhava à volta nas filmagens?
A maior parte de nós teve sorte, porque toda a gente tinha os seus fatos cheios de estilo e andávamos por ali a sentirmo-nos bem connosco próprios, com elevada auto-estima, mas coitado do Mark Ruffalo [Hulk]. Tinha de andar numa espécie de pijama quando fazia de Hulk, com cara estranha e em cima de uma plataforma. Ele faz mesmo o Hulk, através do motion capture, que regista os movimentos dele, mas por isso sofreu bem mais. Ninguém podia olhar para ele porque desatávamos a rir em cena. Por isso ficávamos sempre de costas para ele. Coitado!

MÚSICA NOS TEMPOS LIVRES

Se a sua carreira musical crescesse e tivesse de escolher, preferia ser actriz ou cantora?
Adoro música, gosto de cantar, sozinha ou outras pessoas, mas preferia continuar como actriz que é onde tenho o coração. Quando muito podia cantar num filme.

Nunca imaginou ser uma actriz de acção?
Nem por isso, mas também nunca pensei que o Mark Ruffalo pudesse ser o Hulk, aquele gigante e raivoso mutante, mas agora é o Hulk e resulta mais do que alguma vez poderia ter imaginado.

Tinha algum herói de acção quando era mais nova?
Nem por isso. Eu era mais do estilo dos Tartarugas Ninja, nunca fui muito de gostar de super-heróis, gostava mais de mutantes verdes. As Tartarugas Ninja eram populares quando era miúda e o Michaelangelo adorava pizza, era hilariante.

O seu fato é muito justo. Preferia ter tido algo mais solto?
Quando treinamos assim tanto para lutar e para ter força, o resultado é que cabemos bem num fato de cabedal justo, isso é bom porque não temos de pensar muito em dietas. Se tivesse de usar um fato justo dentro de 10 dias, ficaria preocupada. Mas depois de meses de treino sentimo-nos mais confiantes. E o fato também não era muito revelador (risos).

SER SEXY
Foi cansativo tentar lutar e parecer sexy ao mesmo tempo sem perder o controlo?
Eu perco muitas vezes o controlo. Há muitos momentos em que não pareço calma quando luto, felizmente mexia-me depressa. Quando vemos um grupo de duplos gigantes de 2 metros a correr na nossa direção com bastões, só nos apetece gritar. Tive de me tentar enganar a mim mesma. Mas sobre ser sexy concretamente, nunca penso nisso. É tão foleiro num filme de acção, uma mulher andar a fazer poses sexys enquanto luta (risos), mexer no cabelo.

Já se imaginou a interpretar uma mulher pouco atrativa, como uma professora do Harry Potter?
Sim, claro, porque não. Não procuro ativamente papéis sexys, não é um requisito que a minha personagem seja bonita e oca. Nunca penso nas minhas personagens como sendo sexys, a não ser que esteja escrito que estou a tentar atrair alguém.

Há géneros que ainda não fez que gostava de fazer?
Eu quero fazer um western (risos), porque não.

Viaja muito. Quando está por casa o que gosta de fazer para se entreter?

Gosto de ficar por Nova Iorque, onde vivo, e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer. Gosto de ir ao Central Park, ir ao teatro, a bons restaurantes, ouvir música ao vivo e encontrar-me com os amigos. Adoro ficar em Nova Iorque no meu tempo livre.

Sem comentários: