quinta-feira, outubro 20, 2011

impossível ficar indiferente, não sentir




"A relação de um homem com o pai é extraordinariamente complexa. E o pai é uma instância que existe entre nós e a morte. E que em certo sentido nos protege da morte. Depois do pai morrer, se a morte tocar à campainha somos nós que temos de ir abrir.




E é curioso como dentro de nós, os nossos mortos continuam a mudar. O meu pai continuou a mudar dentro de mim."






--
"Como é que você, que é tão novo, já fez tão pouco?"
Frase citada por Lobo Antunes sobre George Steiner ("talvez um dos maiores intelectuais do mundo"), que contava que o Oppenheimer estava a falar com um jovem físico e disse-lhe esta frase. Dá a sensação de alguém que nunca se sente realizado, quer sempre mais, sabe sempre a pouco.




--
"Um artista para mim é um pouco isso, é uma pessoa que, para além de me dar o mundo inteiro, me dá o meu retrato, não tal como eu penso que sou, mas como eu sou na realidade. 


Eu descobri muito cedo que é muito fácil darmo-nos com as outras pessoas, basta tomá-las por aquilo que elas pensam são e não por aquilo que eu penso que elas são e depois deixamo-las em paz, porque nós não suportamos muito a realidade e não suportamos olharmos por muito tempo para um espelho que seja cruel por ser verdadeiro."



António Lobo Antunes, hoje, na SIC Notícias, em entrevista a Mário Crespo.

Sem comentários: