segunda-feira, outubro 10, 2011

colombo, o infante português?

Grande leitura sobre o conhecimento dos reis portugueses da América, antes de Colombo ter lá chegado, e que o próprio Colombo pode ter sido um espião a trabalhar para os portugueses. Informação muito curiosa.




--
"1. Conhecimento das Indias
Um português Pedro Vasques de Fronteira, que na altura morava em Palos, havia andado a descobrir ao serviço dos reis de Portugal. Numa dessas vezes, acompanhou um Infante de Portugal (D. Fernando, Duque de Beja), que se dirigia precisamente para as ilhas a Ocidente, as Antilhas (Caraíbas). Só não foi às mesmas, porque quando o Infante de Portugal entrou no mar dos Sargaços se enganou, e em vez de seguir para a direita, tomou outra direcção.

Três testemunhos (alcaide de Palos Alonso Velez Allid, Alonso Gallego e Fernando Valiente, referem que a expedição às Indias (América) fora feita por um Infante de Portugal (4).

Em Palos tinha-se a convicção, antes de 1492, que os portugueses sabiam da existência destas ilhas a Ocidente e da forma de as atingir. João Rodrigues de Mafra, português e parente dos Pinzons, afirma todavia que sabia que o rei de Portugal havia enviado uma ou duas expedições para Ocidente, mas nada descobrira (3). A maioria dos testemunhos pensava o contrário.

Este segredo foi contado a Martin Alonso Pinzón, mas também a Colombo. Foi por esta razão que este ia a Palos várias vezes, para visitar Pedro Vasques de Fronteira."

tirado daqui

--


14. Perseguido
A vida do espião português Colombo, em Espanha, foi uma continua luta pela  sobrevivência nas condições mais adversas, tendo que enfrentar a desconfiança dos reis espanhóis, traições e até trafulhas italianos. Os seus descendentes foram alvo também de inúmeras perseguições, enfrentando uma desconfiança permanente, mas nunca cederam. Os reis de Espanha sabiam perfeitamente com quem estavam a lidar e quais eram os seus objectivos. 

a) Isabel e Fernando, os desconfiados 
Colombo foi para Espanha, em fins de 1484, integrado num grupo de refugiados que haviam atentado contra o rei de Portugal. Se estes portugueses, apesar de tudo mereciam maior confiança, a verdade é que ainda recentemente haviam estado em guerra com Castela (1471-1481). Estava ainda bem viva na memória a humilhante derrota de Fernando, o Católico, em 1475, pelo príncipe português D. João, na Batalha de Toro. Apesar refugiados, eram para todos os efeitos, traidores.  

A agravar a situação, Colombo ocultava em público a sua origem, fazia uma assinatura cabalística (secreta), e sobretudo andava rodeado de traidores espanhóis e nobres portugueses. Os contactos que mantinham com judeus aumentavam ainda mais as desconfianças reais.

Sem comentários: