sexta-feira, junho 18, 2010

o que é que maradona tem?




Dá gosto ver as equipas sul-americanas jogar neste Mundial (estou a incluir aqui o México, embora estejam mais para o Centro). A garra em cada lance e o talento na hora de atacar tem sido coadjuvada por maior organização do que o habitual e maior rigor táctico e estão a colher os frutos disso mesmo. Marcam golos. Dá espectáculo e parecem estar num ritmo diferente do outros, bem acima das selecções africanas que estão, claramente, a desiludir.

Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Chile. Aí estão as selecções a ter em conta neste Mundial (só as Honduras estão num nível inferior no que diz respeito aos sul-americanos). Até ao momento pode-se acrescentar a Alemanha (ao nível da Argentina), que também está num belo nível e de seguida o Brasil e a Holanda.
A Costa do Marfim mostrou até ao momento ser a equipa africana mais organizada tacticamente e com mais potencial (mais do que o Gana ou os Camarões) e a Suíça de Ottmar Hitzfeld também pode continuar a surpreender depois de ter dado um safanão à campeã europeia Espanha. Itália (eles estão a acordar!) e Estados Unidos também podem ter uma palavra a dizer.

E o que dizer de Maradona? Tem em Messi e sua extensão em campo. Mas mais do que isso mostrou que a sua experiência maravilhosa como jogador extratosférico pode ajudar a equipa, mesmo que não tenha todos os pergaminhos como técnico. Trouxe o crer e até alguns lances estudados nos treinos surpreendentes, especialmente nas bolas paradas, que deram os dois primeiros golos no Mundial à Argentina.

É bonito ver Diego, El Diez, El Pibe, no banco, os seus toques na bola cada vez que a redondinha vai ter com ele (ela é atraída para ele como se ele fosse um íman), a energia com que vibra a cada lance - nota-se que isso é transmitido para a equipa. Depois há a beleza de Messi e companhia.
Às vezes individualista quando não devia, mas a ele tudo é permitido até porque ele cria do nada beleza. Como Maradona, sem bola não é nada, com bola é tudo. Uma explosão artística de futebol.

Mas a Argentina é fábrica de ataque, para além de Messi. Hoje já se viu um Di María ao seu nível, magistral (finalmente começaram a passar-lhe a pelota!! Depois do boicote de Heinze no primeiro jogo), já se viu um Higuaín oportuno como poucos, e voltou-se a ver um Tevez feroz, um Maxi Rodríguez esforçado e estreou-se na 2.ª parte um Aguero explosivo, motivado e certeiro nas assistências.

Pergunto-me quando é que a Argentina será parada, ou será mesmo campeão mundial? Se for parada será pelas falhas que tem que ainda não se viram, especialmente na defesa e na capacidade de guardar a bola ou não abrir brechas quando é atacado em contra-ataque e jogo directo.

A espécie de França semi-comandada pela "topeira de esgoto", Domenech, está fora justamente, a Espanha está perto de engrenar e começar a marcar - tem tudo para fazer um grande Mundial -, e o Brasil já engrenou mas não totalmente e esperemos que sofram uma doce e bela vingança portuguesa no 3.º jogo mas sigam em frente com Portugal.

E Portugal? Esperemos que depois do empate, agora saiam finalmente da Caravela para atacar à séria e sem fazer prisioneiros - talvez a visita de Eusébio ao treino, hoje, lhes tenha dado aquele ânimo extra para começaram a atacar como gente grande.


Está a ser um belo Mundial, cheio de motivos de interesse. Pena o som irritante das vuvuzelas.








Sem comentários: