sexta-feira, setembro 18, 2009

eléctricos para poucos?

Em 2020 os carros eléctricos vão representar entre 2 a 5 por cento da produção mundial de automóveis, segundo um relatório sectorial da PricewaterhouseCoopers (PwC), noticia a Europa Press.

E eu acredito...


1 comentário:

zé da burra o alentejano disse...

Há um mito sobre os benefícios para o ambiente com a troca dos actuais veículos movidos a energia fóssil por outros eléctricos: esquencem-se sempre que a maior parte da energia eléctrica produzida ainda tem origem fóssil (ou nuclear que os ambientalistas também recusam em geral). Assim, estaríamos sempre em última instância a consumir energia fóssil só que nos chegaria na forma de energia eléctrica, mas com um inconveniente, é que para termos o nosso carrinho a andar teríamos que ter as seguintes conversões de energia: 1º) energia fóssil em motriz para accionar as turbinas; 2º) força motriz em energia eléctrica (grande parte da energia eléctrica produzida é consumida pela própria central); 3º) o transporte de energia até ao local da carga das bateria do nosso automóvel "amigo do ambiente"; 4º) converção da energia eléctrica em energia química para carregarmos as nossas baterias para podermos guardar a energia durante algum tempo; 5º) transformação da energia química em eléctrica para accionarmos os motores eléctricos do nosso carrinho; 6º) finalmente a transformação de novo da energia eléctrica em força motriz para que o carrinho ande. Agora reparem: em cada uma das 6 fases que referi há perdas de energia e a maior parte dela é ainda hoje produzida a partir de energia fóssil. Se mudássemos todos para veículos eléctrico mais energia seria necessária.