A empresa chinesa Sichuan Tenghong Heavy Industrial Machinery comprou a Hummer, que pertencia à General Motors, que entretanto abriu falência diz o NYTimes. Escrevi um artigo sobre a falência da GM e respectivos efeitos algures por aqui.
É curioso olhar de forma breve para a história da GM:
Da maior empresa industrial à maior falência
Criada em 1908, em Detroit, pelo empresário ligado aos veículos para cavalos William Durant, a General Motors começou por ter apenas a mítica Buick, numa altura em que se vendiam 10 mil carros por ano nos Estados Unidos. Oldsmobile, Cadillac, Opel (alemã) e Vauxhall (britânica) foram marcas adquiridas até aos anos 1920.
A partir de 1931 e até 2007 o grupo tornou-se o líder global de vendas. O auge deu-se até aos anos 1980. Até aí o grupo tinha a reputação de criar veículos memoráveis e míticos, que se imortalizaram em muitos filmes. Desde essa altura e até aos dias de hoje é a maior empresa industrializada do mundo. Daí que a sua falência seja a maior de sempre, a nível de indústria.
Depois do susto nos anos 1970 com a crise do petróleo, a marca começou a sua fase descendente nos anos 1990, depois de não ter continuado o projecto EV1, para um veículo eléctrico, e por ter continuado a apostar em veículos de grandes dimensões e pouco eficientes (continuaram a gastar mais combustível que os outros).
Links relevantes:
Documentário sobre quem "matou" o carro eléctrico da GM nos anos 1990 - DVD já disponível em Portugal
Os 10 carros que afundaram a GM (Portal Exame, site brasileiro)
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