segunda-feira, março 30, 2009

história de portugal fora dos livros escolares

Os Homens Bons. Basicamente era uma espécie de organização nas aldeias, ao estilo de uma junta de freguesia actual, que já existia na zona de Portugal na altura em que os cristãos locais viviam sob o jugo árabe, antes do ano 1000.

Os árabes não impunham a sua crença aos cristãos locais e havia um acordo tácito para todos conviverem em harmonia.
Os muçulmanos que controlaram a Ibéria, e fizeram dela um pólo de desenvolvimento eram muito pouco extremistas e os cristãos que ficaram preferiam viver sob o seu jugo do que sob o comando dos bispos e padres, autênticos senhores feudais e ditadores.
Os portugueses, liderados por Afonso Henriques, só conseguiram conquistar Lisboa aos Mouros graças às tropas cristãs vindas da zona da Grã-Bretanha, França e Alemanha. Muitas semanas depois de batalha para tentar ocupar Lisboa, os soldados violaram, roubaram, mataram (incluindo cristãos que viviam do lado muçulmano) os habitantes. O saque pertencia-lhes, tinha sido esse o acordo com Afonso Henriques. Portugal ficou com a cidade.


Dados lidos no livro The First Global Village - How Portugal Changed the World, de Martin Page (conhecer o senhor Page aqui e aqui).




Sem comentários: