sexta-feira, fevereiro 20, 2009

quem tem lisboa tem tudo.

Londres é mais limpa. Londres tem terra preta. Londres tem nomes das ruas em todas as esquinas (é fácil orientarmo-nos com um simples mapa). Londres é fresca e cheira bem - bem melhor do que Lisboa ou Caldas da Rainha (o meu mundo normal). Londres não tem buracos (claro que tem, mas não vi nenhum...). Londres tem obras (mas não há lama por todo o lado, nem incómodos constantes e existem boas alternativas). Londres não tem muito sol. Londres tem muitas pessoas que andam todos os dias de bicicleta ou então vão correr. Londres tem uma quantidade impressionante de comércio local, pequeno, e uma quantidade impressionante de pessoas que se divide entre os grandes centros e as pequenas lojas. Londres tem lojas que não existem em mais nenhum lugar no mundo. Londres está recheada de sítios que pertencem à história recente de bandas famosas (está lá o telhado onde os Beatles tocaram na sua despedida enquanto banda), de escritores e respectivas estórias inesquecíveis, de filmes curiosos e de actores memoráveis. Londres tem noites madrugadoras e pessoas trabalhadoras. Londres tem negócio, prosperidade, organização e rigor em quase tudo que lá é feito. Londres tem pessoas de todos os países do planeta em quantidades raras e impressionantes. Londres tem ares de império e características de ilha. Londres é.




PS: Londres não é nada de especial. Não presta. É ruim. Porcaria. Não aconselho. Nunca mais quero lá voltar.

PS2: Londres é gira para visitantes mas deve ser melhor para quem lá vive (retirando o deslumbramento inicial).

PS3: Os britânicos são dos povos do mundo que misturam melhor rigidez com um humor do tamanho do mundo. Os actores ingleses, sejam eles tipos mais velhos e respeitados ou mais novos e dedicados à comédia, são sempre os actores mais cómicos no trato pessoal.

PS4: Antes de entrevistar Hugh Dancy viu-o no programa da manhã do BBC One, chamado Breakfast. E não é que as perguntas foram de alguém que viu o filme, com genuína curiosidade sobre o assunto e com perguntas que não eram nada descabidas? Fiquei admirado. E Hugh Dancy mostrou ser um tipo descontraído, repleto de interesse e, mais uma vez, com sentido de humor apuradíssimo.

1 comentário:

anDrEIA disse...

Londres não é tão encantadora como Lisboa, mas também tem o seu charme. É pena que eja tão sombria :(, mas fascina-me o melting pot daquela cidade.