terça-feira, dezembro 16, 2008

passeio por chelsea em dia de jogo






Reportagem Inglaterra
«Romaria a Stamford Bridge já não é o que era»

Em Londres a romaria ao Estádio é um dos hábitos preferidos dos ingleses. Os adeptos do Chelsea não são excepção.

Bebem-se umas cervejas no pub mais próximo de casa e, após muita conversa sobre a equipa, os jogadores e os adversários (especialmente o Arsenal, o Tottenham e o West Ham, todos londrinos), segue-se a viagem de metro até Stamford Bridge. As cantorias só começam à saída do The Tube (como chamam ao metropolitano).

À porta do estádio, onde não há filas para entrar, vendem-se camisolas, cachecóis, chapéus de Pai Natal (azuis), pins e afins em bancas diversas, espalhadas pela área circundante que está integrada nesta zona luxuosa da cidade. «As mais vendidas são as de Lampard, Terry e do mágico Deco», admite um vendedor inglês.

Existe ainda todo um mercado negro de bilhetes, que atingem valores exorbitantes e são vendidos à sucapa; e as revistas oficiais do jogo (quase todos compram e custam 3 libras). Não faltam as fotos em tamanho real dos jogadores nas paredes circundantes do estádio que são outro ponto de interesse para turistas e fãs do clube. Deco e Bosingwa são dos poucos jogadores eleitos a figurarem neste lote de imagens, mas existe ainda outro placard com o plantel completo, com uma cadeira real para se poder tirar fotos ao lado de Lampard e Terry.

Por entre os adeptos, para além dos ingleses, existem também norte-americanos entusiasmados (a experienciarem o que de melhor o Soccer tem), russos (a verem o que de melhor Abramovich tem no futebol), chineses (a tomarem o gosto ao desporto-rei) e até portugueses, uns vivem em Londres, outros aproveitam um fim-de-semana de compras de Natal para ver «a Liga mais espectacular do mundo», como diz Carlos, um engenheiro português.

Já Mike, residente na zona de Chelsea e adepto desde bebé, lamenta o recente registo caseiro do seu clube: «A romaria a Stamford Bridge já não é o que era em termos de resultados, mas a emoção nunca esmorece!» O Chelsea não perdia há quatro anos em Stamford Bridge e esta época já perdeu duas vezes (com Arsenal e Liverpool) – conta ainda com quatro empates. Mike acertou, o Chelsea empatou com o West Ham (1-1) este domingo.





Sem comentários: