O seguinte texto que escrevi saiu no jornal Destak e reproduzo de seguida por achar pertinente.
O Mitsubishi i-Miev (integralmente eléctrico), que deve chegar aos mercados asiáticos já em 2009
ENERGIAS ALTERNATIVAS
O futuro mora nos eléctricos
15 07 2008 17.14H / João Tomé
O sonho é simples e recomenda-se. Os veículos eléctricos prometem mudar a forma como vivemos e estão prestes a chegar em força.
Já vimos algumas potencialidades dessa quase realidade no grande ecrã, em filmes como o Regresso ao Futuro III. Por lá, o extrovertido e incapaz de ouvir a palavra «medricas» Martin McFly passeia pela cidade de Hill Valley e há algo diferente para além dos cenários modernos e dos fatos e carros futuristas: não se ouve qualquer ruído dos transportes.
Quanto muito, há um som leve ao estilo das naves espaciais. Ora, o futuro próximo pode mesmo passar por aí mais cedo do que se possa pensar: cidades sem ruído constante e com zero de emissões de CO2.
Portugal colocou-se na linha da frente dos países que irão acolher os primeiros veículos eléctricos capazes de responder às exigências das massas (já existem carros eléctricos, mas muito limitados na autonomia e na velocidade).
A semana passada, o Governo português assinou um protocolo com a aliança Renault-Nissan para comercializar uma gama completa de veículos eléctricos de características semelhantes aos automóveis tradicionais em 2011.
O Governo compromete-se em criar infra-estruturas para carregamento dos novos veículos que ainda não existem (nem tão poucos protótipos) e a ajudar com ausência de imposto automóvel (o que pela actual legislação já é possível).
Prometidos estão 160 km de autonomia e um carregamento fácil: cinco minutos para trocar a bateria numa estação; 30 minutos para um carregamento rápido numa estação; seis horas para carga lenta e económica em casa. É garantido ainda conforto e velocidade ao nível dos automóveis actuais. Israel e Dinamarca têm um protocolo semelhante.
Marcas apostam no eléctrico
O Governo deixou a porta aberta para outras parcerias com outras marcas. Aliás, a corrida ao carro eléctrico começa a ser grande e comum a várias marcas. Um estudo do MIT (Instituto norte-americano) citado pelo presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, indica que em 2016 o mercado dos automóveis eléctricos deverá vender 12 milhões de unidades (num universo de 69 milhões).
i Miev na linha da frente
Os testes das baterias de iões de lítio de grande capacidade para veículos eléctricos são constantes em várias marcas. A Mitsubishi está na linha da frente nesta nova "batalha" com o seu eléctrico i Miev.
A marca nipónica anunciou recentemente que irá comercializar no mercado japonês o veículo no Verão de 2009 (bem mais cedo do que se esperava), podendo chegar ao mercado europeu pouco depois (os britânicos já mostraram interesse).
A Mitsubishi Portugal explicou ao Destak que, para já, não há planos para comercialização por cá, nem existem contactos para parcerias com o governo português, mas não é de excluir. O i Miev tem 160 km de autonomia e permite uma velocidade de 130 km/h.
Projectos de toda a parte
Surgem depois marcas como a Volkswagen que está a preparar um Golf eléctrico e onde o presidente da empresa admitiu mesmo: «sem dúvida que o futuro pertence aos carros eléctricos. (ver site incrível da marca sobre o futuro automóvel em www.volkswagen2028.com/)».
A Opel (através do inovador sistema E-Flex da General Motors) e a Toyota também têm na forja veículos eléctricos para o mercado e a BMW anunciou recentemente que irá testar 500 Minis com um sistema eléctrico.
Mas há mais projectos neste domínio e outros que englobam os veículos híbridos ou movidos a hidrogénio. Em breve as baterias e células de hidrogénio devem começar a fazer parte dos condutores e mecânicos de todo o mundo. O futuro parece não ter emissões de CO2 nem barulho de motor.
-----
Deixo de seguida exemplos de projectos deste género:
Chevrolet Volt (E-Flex - propulsão eléctrica com extensor de combustão);
Tesla Roadster (feito pela Lotus, já está no mercado e tem baterias de iões de lítio - pertence aos donos do Google);
Honda FCX Clarity (pilhas de combustível - hidrogénio);
Renault e Nissan (eléctrico só com baterias recarregáveis);
VW Golf Twin Drive (a testar, motor eléctrico para as cidades e motor TDI ou TSI para fora delas. A um passo do totalmente eléctrico);
Fisker Karma (berlina desportiva com sistema eléctrico como o E-Flex);
Mercedes A Fuel Cell (pilhas de combustível com 270 km de autonomia, para 2010 lança Classe B Fuel Cell com 400 km de autonomia);
Toyota Prius (Híbridos para continuar na toyota); Mini Eléctrico (estão a testar centenas de protótipos eléctricos.
Mitsubishi i-Miev (tem 160 km de autonomia e permite uma velocidade de 130 km/h, chega a alguns mercados em 2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário