terça-feira, junho 17, 2008

clarity ainda pouco claro




O seguinte artigo foi escrito para o jornal Destak.


http://www.autospectator.com/cars/files/images/FCX-Clarity.jpg
FCX Clarity a hidrogénio
Há algo que une os pescadores, padeiros, camionistas, transportes públicos e condutores em geral: todos estão a ser, em muito, afectados pela escalada de preços dos combustíveis, que nada parece travar.
É, aliás, neste contexto que surge agora no mercado mundial um novo Honda, integralmente movido a hidrogénio.
Chama-se FCX Clarity e, ao contrário dos cada vez mais populares e vendidos híbridos, é um sedan com literalmente zero de emissões de dióxido de carbono. A única coisa que sai do seu tubo de escape é vapor de água limpo.

A Honda anunciou ontem que a produção comercial do FCX Clarity já arrancou. Este será colocado à venda este Verão, mas apenas na Califórnia (Estados Unidos) e no Japão e num contingente de 100 unidades.

Tudo isto devido às características inovadoras da tecnologia a hidro-génio, que ainda conta com poucos postos de recargas de hidrogénio no mundo. Estas vendas iniciais servirão também para a Honda aperfeiçoar os veículos.

A marca japonesa está, paralelamente, a desenvolver um sistema de abastecimento caseiro, que pode estar alojada em qualquer garagem, chamado Home Energy Station.

Segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina.

BMW também a hidrogénio
A BMW também é pioneira no uso de hidrogénio em veículos e vendeu recentemente alguns Hydrogen 7, um veículo de luxo também movido a hidrogénio, a clientes seleccionados.
O Hydrogen 7 acaba por ser um veículo movido a hidrogénio para a classe alta, ao contrário do Honda FCX Clarity que pretende ser mais acessível.
Entretanto, a Toyota anunciou que já vendeu em todo o mundo 1 milhão de Prius (o híbrido mais vendido).







Sem comentários: