Entra-se no metro na linha verde e quando saimos da carruagem e subimos o primeiro lance de escadas vemos uma tabuleta a dizer: Centro Comercial da Mouraria. Na verdade, ao entrarmos por aquela pequena entrada entramos também noutro mundo, aquele que mistura indianos, negros, chineses e portugueses. Ir a uma mercearia indiana pode ser uma experiência bem enriquecedora, pelos cheiros a especiarias muito intensos e próprios, pela diversidade de alimentos que não é comum vermos e pela diversidade de pessoas que por lá compram produtos vindos do oriente. A verdade é que no meio de tanta especiaria me sinto como os navegadores portugueses se poderão ter sentido quando chegaram à Índia pelo mar pela primeira vez e trouxeram as especiarias para Portugal. Há todo um imaginário exótico e condimentado que inunda os sentidos, especialmente o olfacto, naturalmente.
"Olha que este caril não te deixa a casa toda a cheirar a caril", diz uma rapariga negra para uma das duas amigas que entra na primeira mercearia indiana para quem entra pela entrada do metro. O bom humor é presença constante entre as três amigas e a empregada indiana, onde não falta o símbolo de Tilaka* entre as duas sobrancelhas, vai-se rindo com os comentários sobre pretendidos e namorados delas.
Uma das amigas negras tem o dobro do meu tamanho, em altura e largura, e quase me sufoca com o rabo junto a umas mangas, é a tímida que não gosta que a amiga diga bem alto que ela se embonecou para ir ter com o rapaz que gosta logo a seguir.
* Tilaka são marcas feitas de argila, ou pó de sândalo, etc.
Marca de Tilaka faz parte da indumentária indiana, e está presente como símbolo religioso nos Hindus. Este símbolo tem como origem o que chamam de Bindu, que em sânscrito quer dizer "ponto". Habitualmente é feito na cor vermelha, colocado entre as duas sobrancelhas.
Bindi (feminino de Bindu) é considerado um símbolo auspicioso, transmitido pela deusa Parvati, significando a energia feminina, também servindo como proteção. O Bindi assinala a situação da mulher casada, mas também é algo decorativo, sendo usado por moças solteiras, sendo feitos dos mais variados materiais. Em todos os casos, a marca na testa tem a ver com o olho interior ou da "terceira visão", e assinala que o verdadeiro mundo não é o mundo material, mas o espiritual.
Tilaka - Wikipedia
Bindi - Wikipédia
domingo, maio 18, 2008
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