sexta-feira, maio 09, 2008

evitar que nos vão à carteira

O conselho da curiosa revista Carteira é não só pertinente como elaborado e bem explicado. No fim de contas a regra parece mesmo deixar o carrinho em casa e ir de transportes públicos, para quem pode e trabalha dentro da cidade. A verdade é que nós, portugueses, pagamos a sexta gasolina mais cara da União Europeia e temos ordenados bem inferiores à maioria. Ora, conselhos precisam-se e aqui jazem eles:





Deixe a gasolina na bomba
"Se é um dos que paga a sexta gasolina mais cara da União Europeia, que despende o mesmo por um litro de gasolina do que um cidadão dinamarquês que recebe em média 3 vezes mais do que um português, está na altura de aliviar o fardo dos combustíveis.

1. Verifique a pressão dos pneus: Pneus mal calibrados podem aumentar o consumo do seu carro. Utilize o manual da marca que deverá andar no porta-luvas e deixe os pneus arrefecer para não influenciar a pressão correcta.
2. Limpe o filtro de ar: Limpar regularmente o filtro por onde passa o ar para o motor pode aumentar o desempenho do carro. Se a luz do Sol já não consegue trespassá-lo está na altura de mudar.
3. Aproveite o ar puro: Desligue o ar condicionado e deixe que o ar natural o arrefeça no Verão. Vai poupar o motor ao esforço e usar menos combustível.
4. Não seja nervoso: Estar sempre a acelerar e a abrandar bruscamente no trânsito não vai ajudá-lo a poupar na gasolina ou no gasóleo. Nas filas de trânsito deixe o carro deslizar suavemente, mesmo que possa pensar que faz má figura no palco que é a estrada.
5. Pense seriamente nos transportes públicos: É difícil deixar o carro em casa depois de ganhar o hábito de conduzir diariamente, mas informe-se dos autocarros e das estações de metropolitano que o podem ajudar a chegar ao trabalho sem dar de comida ao carro todas as manhãs. "

mais in Carteira

Sem comentários: