quarta-feira, abril 23, 2008

olha o título que vira slogan

Podemos andar muitos anos no jornalismo e nunca nos acontecer nada assim. Mas a mim, aconteceu. Ontem, escrevi um artigo sobre os cuidados que os adeptos de futebol devem ter ao ir para a Suíça a propósito do Euro 2008, devido ao surto de sarampo e carraças que existe no país. Foi uma ideia que começou a ser fervilhada entre mim e a minha colega especialista em saúde Carla Mendes.
A Direcção Geral de Saúde gostou tanto do meu título nesse artigo (que só não é mais extenso pelo simples facto de não haver mais espaço para escrever), que me ligou de propósito a pedir autorização para o usar como slogan numa campanha que irão efectuar.



Aqui está o artigo:

Kit do adepto: camisola, cachecol e... vacina
Suíça está a sofrer surto de sarampo e carraças. Autoridades aconselham vacinação de adeptos. UEFA alertou selecções.

Quando faltam seis semanas para o início do Euro 2008, muitos são os adeptos europeus que planeiam as viagens, os bilhetes para os jogos e preparam a camisola e o cachecol a levar da sua selecção.
Nesta espécie de kit do adepto, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) nacional aconselha, segundo avançou ao Destak a responsável Graça Freitas, incluir a vacina contra o sarampo.
«Vamos colocar amanhã [hoje] um anúncio público a aconselhar os adeptos que vão ao Euro 2008 a irem ao médico, que decidirá se é necessário serem vacinados, visto que há pessoas imunes», disse Graça Freitas. Já as pessoas com menos de 18 anos que vão à prova devem ser vacinadas sem excepção.


Surto grave na Suíça
Os países anfitriões do Europeu de futebol, a Suíça e a Áustria (especialmente o primeiro), estão a ser alvo de um surto grave de sarampo e encefalite. Esta é transmitida pelas carraças, consistindo na inflamação do cérebro.Para os adeptos portugueses, a encefalite não será tão preocupante.
«Como o risco é maior nas zonas de campo e não na cidade, onde são os jogos, a DGS não está a aconselhar a vacinação aos adeptos», explicou Graça Freitas.
Certo é que a Suíça enfrenta a maior epidemia de sarampo e encefalite desde 1999 e o governo do país já alertou os seus cidadãos a serem vacinados, acrescentando ainda que a transmis-são de doenças infecciosas, como o sarampo, aumenta com a aglomeração de grandes multidões.
A UEFA já terá feito uma recomendação para que os jogadores das selecções qualificadas para a prova sejam vacinados. Entretanto, também o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou que os adeptos se vacinem contra o sarampo antes de partirem para a prova.


«Os adeptos que vão ao Euro 2008 devem ir ao médico, que decidirá se é necessário vacina»
GRAÇA FREITAS Direcção-Geral da Saúde


Governo suíço não lançou alerta
O Destak contactou a Embaixada da Suíça em Portugal, que explicou que no país de Roger Federer «as pessoas estão a ser aconselhadas a vacinarem-se e a irem ao médico, mas ainda não existem instruções do governo para alertar os adeptos estrangeiros».

in Destak

Sem comentários: