terça-feira, abril 08, 2008

a luta pela ortografia está aí


1. Porquê fazer um Acordo Ortográfico?
Porque o Português é língua oficial em oito Estados soberanos mas temduas ortografias, ambas correctas, a de Portugal e a do Brasil. Existem desvantagens na manutenção desta situação e a língua será internacionalmente tanto mais importante quanto maior for o seu peso unificado.


2. Mas como se explica que exista mais do que uma ortografia?
No rescaldo da Implantação da República em Portugal, deu-se a 1ªReforma Oficial da Ortografia Portuguesa que, em 1911, estabeleceu uma ortografia simplificada, consagrada nos textos oficiais de ensino. Esta profunda reforma não foi concertada na altura com a RepúblicaBrasileira, e desde essa data a língua tem comportado duas grafias. Sucede que a língua, como realidade dinâmica que é, está sujeita aevolução. A ortografia do Português não é excepção e as duas ortografiasentão existentes trilharam caminhos diferentes, não obstante várias iniciativas dos dois países, singulares e concertadas, no sentido da unificação.


3. Quais são os Estados signatários (partes) do Acordo Ortográfico?
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. O Acordo encontra-se aberto à adesão de Timor-Leste queem 1990 ainda não tinha reconquistado a independência.


4. Qual a estimativa de pessoas no mundo que falam a língua portuguesa?
Calculam-se em mais de 200 milhões as pessoas que falam Português em todo o mundo.

in Público


Choque de titãs deixa deputados hesitantes face ao Acordo Ortográfico
Letras que caem, duplas grafias que ficam
Livreiros e linguistas contra. Brasileiros, timorenses, ex-exilados e galegos, pró

Sem comentários: