domingo, janeiro 27, 2008

porquê trabalhar, quando já está feito...

in Público:


88.868
trabalhos escolares, divididos por 190 categorias, estão à venda no site especializado em batotas escolares cheathouse.com. É apenas um entre muitos. É o plágio académico transformado em negócio.





"Na Wikipédia está tudo tão bem escrito que não vale a pena mudarmos nada"
Nasceu em Portugal há 15 anos e anda numa escola em Lisboa. Por isso, quando entregou à professora de Geografia um trabalho "com muitas palavras em brasileiro", a professora desconfiou. O trabalho tinha sido copiado de um site brasileiro da Internet.
Outra aluna, de 14 anos, também foi apanhada. "Esqueci-me de tirar as hiperligações." O trabalho que era suposto ser seu estava cheio de endereços da Net - "que apareciam com outra cor e tudo", conta, a rir - através dos quais era fácil ir directamente aos textos on-line que ela tinha copiado palavra por palavra. O professor deu-lhe zero.
As histórias sucedem-se à medida que vão chegando mais alunos ao centro de recursos educativos da Escola Secundária Gil Vicente, em Lisboa. Há quem se gabe de ter conseguido uma "nota máxima" com um trabalho que era apenas o resultado apressado de uma operação de "corta e cola" da Internet - "mas pus lá a fonte!" Uma adolescente com um sorriso traquina explica que vai continuar a arriscar: "Aquilo na Wikipédia [a enciclopédia on-line escrita por cibernautas de todo o mundo] está tudo tão bem escrito que não vale a pena nós mudarmos nada", diz outra rapariga de 14 anos." Outra ainda lamenta: "Os meus professores são muito espertos, não posso copiar."

Sem comentários: