quarta-feira, outubro 31, 2007

icap escondido em lisboa

ICAP Logo
Final de noite. Zapping pela TV.
A RTPN passa um evento, em Lisboa, cuja existência desconhecia por completo. No início pensei que se tratava algum evento paralelo à Cimeira de Lisboa, há uma semana e meia, mas não. Tratava-se da assinatura do ICAP, um programa mundial para um mercado global de carbono com o objectivo de diminuir o impacto nas alterações climáticas, e... aconteceu ontem, segunda-feira. Lisboa voltou a estar no centro de uma iniciativa inédita e histórica e não vi nenhum destaque dado a este feito. Não li nada no Público de hoje sobre o assunto, nem no DN... por exemplo.
Ouvi elogios à iniciativa, a Portugal, Lisboa e à Europa da parte de vários governadores norte-americanos e canadianos que estiveram em Lisboa, incluindo de Schwarzenegger (que não esteve devido aos incêndios na Califórina, mas deixou uma mensagem de vídeo). Depois da Cimeira de Lisboa, da vinda de Putin à capital e agora com este ICAP (que me pareceu, de facto, bem importante - embora não ao nível dos anteriores exemplos), Portugal tem estado em destaque. O nome do país anda nos píncaros e estes governadores e responsáveis levam uma boa imagem para lá.
Curioso como não vi ninguém explorar entrevistas com nenhuma destas pessoas. Uma oportunidade perdida de fazer jornalismo bom e interessante. Sem necessidade de ficar à espera que alguém dê o primeiro passo...
Ouvi bons discursos dos responsáveis norte-americanos e de um canadiano, bem como de um membro do governo norueguês. Critícas a Bush não faltaram. É um assunto especifíco (o carbono não está propriamente pela boca do "povo") e com contornos técnicos, mas a sua importância é grande e nos discursos destes políticos deu para perceber isso. Uma vontade de inovar, de fazer algo de útil com as suas carreiras e de ter um espiríto de missão. Louvável. Gostei de ouvir Durão Barroso, no final, não gostei de ouvir Sócrates. Depois de ter sido elogiado, fez um discurso fraquinho, de repetição e sem chama. E, como fala mal inglês, acabou por (aparentemente) inventar uma desculpa e fazer grande parte do discurso em português - para uma audiência de estrangeiros, a grande maioria de língua inglesa.


Em revista.
Schwarzenegger falando via vídeo na conferência de Lisboa - SIC
Lisboa pressiona política de Bush - Correio da Manhã
Estados americanos lamentam atitude de Washington sobre carbono - AFP
Crítica aos EUA domina reunião em Lisboa sobre ambiente - Lusa
Primeiro passo para o mercado global de carbono será dado segunda-feira em Lisboa - Lusa
Emissão de gases com efeito de estufa cairá a partir de 2010 - estudo à margem do ICAP

Sem comentários: