quinta-feira, setembro 13, 2007

caso scolari rivaliza com caso maddie

Pior do que a tentativa de quase agressão de Scolari é a vergonhosa campanha dos media portugueses em mandar abaixo o treinador brasileiro, especialmente porque isso é bem mais apetecível do que o meio termo.



Mas, primeiro, esclareçamos o seguinte:

- O que Scolari fez é uma atitude condenável e que não deveria ter acontecido.
- Scolari, para mim, tem grande responsabilidade pelos últimos resultados de Portugal - últimos quatro jogos. O principal motivo é não dar ambição à equipa como se viu neste jogo com a Sérvia e, em parte, com a Polónia, o outro é ter escolhido jogadores em baixo de forma em jogos anteriores - como aconteceu na Arménia.
- Scolari foi muito importante na selecção portuguesa nos últimos anos, conseguiu, graças ao seu espirito, coisas magníficas e é um dos treinadores que mais tempo (e justamente) se manteve na selecção. No entanto, faz sentido sair após o Euro 2008 - para ele e para a selecção.





Posto isto, o seguinte:

- O árbitro contribui fortemente para o clima de tensão. Uma péssima arbitragem de Markus Merk (que parece fazer de propósito, verdade seja dita) incendiou os ânimos. Chegou a terminar o jogo antes do pouco tempo que deu, mesmo com assistência a jogadores durante o tempo extra. Se os chefes podem ser responsabilizados por um suícidio de um funcionário por motivos de trabalho, também os árbitros deveriam ser responsabilizados por um jogo descambar... quando interferem nesse sentido.

- O treinador da Sérvia, o espanhol Javier Clemente, é uma vergonha para o desporto mundial e deveria de retirar-se como treinador. Com um sorriso sacana, aumentou de proporção o que aconteceu e teve uma atitude vergonhosa contra com companheiro de profissão - sugerindo mesmo que Scolari deveria abandonar a profissão. Clemente fez bem pior do que Scolari! As palavras hipócritas e com intuito de lixarem os outros de forma cruel são bem piores do que uma tentativazeca de dar um "tapa" num jogador intrometido e gozão. Shame on you Mr. Clemente!

- Vergonhosa é o aproveitamento negativo e mediático dos meios de comunicação portugueses. Não digo que tivessem de defender Scolari, até porque o que ele fez é claramente condenável, mas considerar àquilo agressão consumada, violência bruta, não passa pela cabeça de ninguém. E ainda por cima recriminar tanto o sucedido, repetir tanto as imagens pisar tanto Scolari é ridiculo até porque aquilo acontece uma vez em cada três jogos, mesmo em jogo jogador, dentro da área...

- O especialista em direito desportivo, José Manuel Meirim, dá a opinião à TSF de especialista de treinador de bancada, criticando Scolari por ficar com os louros de vitórias portuguesas, que o Governo (quem diria!) deve agir contra este caso... ridículo!

- O que os media portugueses estão a fazer é arranjar uma maneira de criticar mais facilmente as opções do treinador e é a antiga questão do Bestial a Besta. Aquele evento é a forma perfeita de mandar ainda mais abaixo. Repito o que disse: o único erro grave do treinador do ponto de vista técnico foi ter colocado a equipa a defender muito cedo. Tudo o resto é demasiado subjectivo...

Na tentativa de agressão esteve mal e é insólito (mais motivo de notícia), mas não é violência propriamente dita. O futebol é um desporto viril, tal como o râguebi, onde aquilo acontece 300 vezes por jogo [um responsável da selecção portuguesa fez o mesmo ainda há uns dias].
Não sejamos hipócritas... é condenável mas não é o fim do mundo, nem tão pouco considero vergonhoso.

--

- Scolari não agrediu o jogador sérvio. Foi uma tentativa de agressão, embora mesmo que ele o tivesse atingido dificilmente iria aleijá-lo ou poderia-se considerar uma situação de violência propriamente dita.

- Aquilo que aconteceu é, como ele disse, relativamente normal em situações de confusão e aperto só que não se costuma dar tanta importância (repetindo as imagens vezes sem conta) como se deu por cá e não costuma ser um treinador - na Europa, porque na América Latina...



Para concluir, Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto é:

Banana à procura de protagonismo mediático!
[ao falar antes da Federação e criticar Scolari. Ao falar como adepto e treinador de bancada. A política não é futebol e um político não deve falar à adepto...]


ACT: Um ouvinte da TSF fala em imagens da SIC que mostram o jogador Sérvio a agredir com força no braço Scolari, que reagiu depois a isso.

Sem comentários: