[As minhas viagens de avião já (foram duas em que tive de esperar pelas malas no aeroporto de Lisboa) permitem comprovar que a espera pelas malas é prolongada, muito mesmo. Felizmente ainda não me perderam nenhuma.]
Aeroporto: Em Lisboa espera-se em média 45 minutos pelas malas. TAP é a segunda companhia aérea europeia que perde mais bagagens.
Em média, espera-se pela mala mais de 45 minutos
Houve 4000 reclamações de extravio de bagagem,o mesmo que quatro aviões de longo curso carregados. O tempo médio de espera pelas bagagens no aeroporto de Lisboa é superior a 45 minutos, constata o director da Portela, Francisco Severino, que admite que em situações mais complicadas os passageiros aguentam mais de uma hora até verem aparecer os seus pertences.
Estes períodos de espera andam muito longe dos objectivos de qualidade do aeroporto, acordados com as empresas que ali trabalham, que apontam para uma média de 30 minutos, recorda o mesmo responsável. Este será um dos principais temas a discutir. no final do Verão, entre as várias partes, incluindo companhias aéreas e prestadores de serviços. Desta discussão e do apurar de responsabilidades fará também parte o extravio de bagagens: as reclamações entregues no balcão lisboeta da Groundforce por malas perdidas chegaram às 4000 por mês entre Janeiro e Julho, o equivalente a quatro aviões de longo curso carregados de bagagem todos os meses.
Estas queixas representam mais 11 por cento do que no primeiro semestre de 2006 e quase metade do total entregue desde o início do ano em cinco aeroportos portugueses, onde a empresa de assistência em escala (ou handling) presta serviços de check in e de transporte de bagagens e passageiros entre os aviões e as aerogares.
Entre Abril e Junho passado, outro número preocupante: 23,5 bagagens por cada mil pessoas transportadas pela TAP não chegaram no voo certo - a segunda pior performance entre 23 empresas analisadas pela Associação Europeia de Companhias Aéreas (ver quadro ao lado). A companhia aérea portuguesa é também das que mais atrasos regista a nível europeu.
Mas as queixas de bagagens dão quase sempre entrada no destino final mas muitas devem-se a malas retidas nos aeroportos de origem ou onde se fez escala, salienta o porta-voz da Groundforce, António Matos, que garante que estes números não são um espelho fiel da situação.
Lisboa em 42.º lugar
Números à parte, a situação no aeroporto "está mais complicada" do que no Verão passado, o que contribui para um baixo nível de satisfação dos passageiros, reconhece o director. Lisboa está em 42.º lugar entre 44 aeroportos a nível mundial, de acordo com os últimos inquéritos analisados pelo ACI, a associação mundial das empresas de gestão aeroportuária.
quinta-feira, agosto 16, 2007
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