sábado, março 31, 2007

o futuro sem revistas de papel?

[Ainda recentemente foi a famosa revista de cinema Premiere norte-americana a acabar com as suas edições em papel, para passar a ser apenas um produto de Internet. Pelo que se vê nos Estados Unidos, parece ser o futuro... mas nunca se sabe. Sou grande consumidor de revistas, tanto pela net como no papel. A verdade é que se torna mais fácil de ver pela net, porque está sempre à "mão" de um computador perto de mim...]

Revista Life diz adeus às edições em papel
A revista norte-americana Life, que desde 2004 passou a ser distribuída gratuitamente, nas edições de fim-de-semana de 103 jornais nos Estados Unidos, vai dizer adeus ao papel e passa a ter apenas existência num portal de Internet. O título, propriedade da gigante Time Inc., sairá pela última vez, em versão impressa, a 20 de Abril. Depois perpetua-se na web, uma decisão explicada como tantas outras, nos últimos tempos, pelo declínio da indústria das publicações impressas."Crescer é assumir riscos e o potencial da Life é enorme. Mas, infelizmente, os tempos estão contra nós e o mercado transformou-se radicalmente desde 2004 e já não faz sentido manter a Life como suplemento de fim--de-semana", disse Ann Moore, presidente da Time, citada ontem pelo diário espanhol El Mundo.
O futuro da Life passa por um grande portal na Internet. Uma colecção de dez milhões de imagens, que será a mais importante sobre a história do século XX, com acesso gratuito, é apenas um dos aspectos em preparação para o novo site. De acordo com o El Mundo, mais de 97 por cento do arquivo da revista nunca foi visto pelo grande público. O portal deve estar pronto no final deste ano.A Life, que nasceu ainda no século XIX, foi adquirida pela grupo Time em 1936. A edição do título teve altos e baixos: começou com periodicidade semanal, que se manteve até 1972. Seis anos depois, passou a ser publicada mensalmente. E, na altura da primeira Guerra do Golfo, em 1991, retomou a periodicidade semanal. Em 2000, interrompeu o contacto com os leitores e, em 2004, passou a suplemento de vários jornais.
28.03.2007 - in Público

Sem comentários: