domingo, fevereiro 11, 2007

hora h

hora

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 - no You Tube

Já foi para o ar o primeiro episódio do Hora H, do Herman. Estava à espera de melhor.
Ainda tem muito por onde pode evoluir, mas o primeiro impacto não é o mais positivo. O conceito em geral tem a sua piada mas, para já, não está ao nível dos conceitos do Herman Enciclopédia ou do Tal Canal - embora existam semelhanças.

Acho que está mais novelesco do que o Herman Enciclopédia, mas parece não resultar tão bem quanto uma série como a excelente (com um conceito genial) Paraíso Filmes. Existem personagens com grande potencial, o Yuri, especialmente. O pivot Armando fez-me lembrar, claramente, o Will Ferrel no filme The Anchorman. Acho que se poderia dar uma vertente mais nacional à personagem deste Armando. Quero com isto dizer que poderia ter mais tiques de pivots nacionais, para dar uma certa comédia de reconhecimento. Para dar um exemplo, poderia-se colocar este Armando a escrever romances de toda a espécie e feitio, nas horas livres entre os noticiários. Ou a escrever argumentos para cinema [José Rodrigues dos Santos ou Rodrigo Guedes de Carvalho fazem-no] - existe uma belo universo por explorar. O que parece mais faltar nesta comédia é esse reconhecimento (ou comparação) com a realidade actual - aquela que pode ser parodiada. Não tem de ser actualidade, mas costumes portugueses. Talvez seja aí que esteja a falhar mais...

O Herman está, de facto, muito atolado em personagens que não poderão interagir - ou dificilmente - e isto é novelesco, por isso faria sentido isso acontecer. Acho que o estagiário teve protagonismo a mais, especialmente porque aquele actor não me parece ser a melhor opção [parece-me fraquinho]... Gostei da personagem do Manuel Marques e tenho pena que a Ana Bola e Maria Rueff não tenham tido personagens mais fortes - para já...
Falta alguém ao nível de um Joaquim Monchique, José Pedro Gomes, António Feio, Miguel Guilherme...

É o início e aposta numa comédia à Herman, com ideias diferentes das antigas, e em caminhos diferentes dos Gato Fedorento - o que até é positivo. Mas, para já, falta-lhe demasiado para competir no mesmo horário que os Gato. O humor deles, mais para o lado dos Monty Python e com "caixas" que prendem bastante, está cada vez mais na moda e com razões para isso.

1 comentário:

_ disse...

AH AH, este gajo é tão engraçado. nota-se logo q é um tipo divertido e com grande sentido de humor. q ideias geniais, uma cabeça destas so pode pertencer a um iluminado ou a um mestrado em escrita criativa. senhores das produções ficticias mais atenção a estes novos talentos da comédia nacional.