[O feixe anda aí...]
Astronomia: Descoberto feixe de muito alta energia vindo do espaço
Astrónomos europeus descobriram um feixe modulad o de muito alta energia vindo do espaço que varre a Terra com a regularidade de um farol, com uma intensidade 100.000 vezes superior ao mais potente até agora o bservado.
Trata-se de uma radiação gama emitida por um sistema binário, chamado L S 5039, formado por uma estrela massiva, vinte vezes maior do que o Sol, e por u m companheiro muito compacto que poderá ser um buraco negro ou uma estrela de ne utrões.
Já se conhece desde os anos 60 a existência de sinais modulados proveni entes dos confins do universo, inicialmente atribuídos a tentativas de comunicaç ão da parte de hipotéticos extraterrestres.
Sabe-se que esses sinais são geralmente emitidos por "pulsars", estrela s minúsculas que giram muito rapidamente sobre si próprias, ejectando fluxos de partículas electromagnéticas pelos pólos. Como a estrela gira sobre si própria, esse feixe de energia varre o espaço como o feixe de um farol, pelo que pode ser captado na Terra com uma frequência regular.
mais in Lusa
quarta-feira, novembro 29, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário