terça-feira, setembro 26, 2006

trabalho de casa

Marte: português cria maior base de links de imagens do mundo
Um cientista do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra criou a base de dados de ligações de acesso a imagens de Marte mais completa do mundo, numa contribuição para o estudo dos processos geológicos marcianos.
O MIMS (Mars Image Mining System), um sistema único no mundo, resultou de uma longa pesquisa, tratamento e reconversão de dados, e reúne mais de 300 mil imagens do «planeta vermelho», disse hoje à Lusa o professor Ivo Alves, que liderou todo o processo de construção.
Os links para as imagens, recolhidas nos servidores das agências espaciais e captadas nas missões realizadas até agora pelas naves Mariner 9, Viking 1 e 2, Mars Global Surveyor, Mars Odissey e Mars Express, estão disponíveis nos ite do Instituto Geofísico (www.uc.pt/iguc), precisou Ivo Alves.
«Trata-se de 35 anos de imagens que, se estivessem impressas, encheriam a Torre do Tombo e ainda faltaria espaço», comentou este docente de Geofísica no departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Geofísico.

Sem comentários: