domingo, junho 04, 2006

planeta à beira solar

[Os livros escolares voltam a estar desactualizados, bastante. Aí estão mais dados sobre as extinções na Terra. Mistérios de um planeta à beira solar...]

Equipa encontrou cratera na Antárctica
Cientistas dizem que colisão de cometa terá causado extinções há 250 milhões de anos
Uma equipa internacional de investigadores encontrou na Antárctica vestígios da colisão de um cometa gigante, o que diz ser a causa provável da maior extinção na história do planeta, que destruiu entre 70 a 90 por cento das espécies há 250 milhões de anos.
Os cientistas encontraram no subsolo da Antárctica vestígios do impacte de um cometa gigante que provocou uma cratera duas vezes maior do que a Suíça. Esta será a causa, dizem, da extinção da era geológica do Pérmico-Triássico, segundo um comunicado da Universidade de Ohio State.
Até ao momento, este cataclismo que provocou o desaparecimento de 90 por cento das espécies marinhas e 70 por cento das espécies terrestres, ainda não tem uma explicação definitiva.
Ao colidir com a Terra, o meteorito terá causado o desmembramento progressivo do Gonduana, um supercontinente que reunia a maior parte das terras actuais do Hemisfério Sul, entre elas a África, América do Sul e Austrália.
Segundo os cientistas, a cratera – agora escondida debaixo dos gelos da Antárctica – tem cerca de 1,6 quilómetros de profundidade e um diâmetro de 483 quilómetros.

mais in Publico

Sem comentários: