domingo, abril 02, 2006
viegas
[Um homem, actor e declamador de poemas fantástico!]
Mário Viegas morreu há dez anos
Faz este sábado dez anos que morreu o actor português Mário Viegas, figura chave do teatro português do século XX.
Mário Viegas foi co-fundador do Grupo 4 e do Novo Grupo, distinguiu-se na divulgação de poesia e das principais dramaturgias contemporâneas, dinamizou a Companhia Teatral do Chiado, no Teatro de São Luiz, em Lisboa.
Recebeu dois Prémios da Casa da Imprensa, quatro da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, o Prémio Garrett, o Prémio de Honra do Festival de Teatro de Sitges, Espanha, o Prémio de Melhor Actor no Festival Europeu de Cinema da Corunha. Em 1993, a Câmara Municipal de Santarém atribuiu-lhe a Medalha de Mérito da cidade e, em 1994, foi ordenado Comendador da Ordem do Infante D.Henrique.
Nos «Cadernos de Lanzarote», diário do escritor José Saramago, Nobel da Literatura, lê-se na entrada relativa ao dia 1 de Abril de 1996: «Mário Viegas morreu. Era um cómico que levava dentro de si uma tragédia. Não me refiro à implacável doença que o matou, mas a um sentimento dramático da existência que só os distraídos e superficiais não eram capazes de perceber. Fazia rir, mas não ria. Pouca gente em Portugal tem valido tanto.» Quando morreu, Mário Viegas tinha apenas 47 anos de idade.
in DD
Companhia Teatral do Chiado - Historial
Companhia Teatral do Chiado
Teatro-Estúdio Mário Viegas. Fundada em 1990 por Mário Viegas e Juvenal Garcês.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário