Quase dois mil portugueses trocam domínio '.pt' por '.eu'
Foram 1623 os portugueses que ontem, nas primeiras quatro horas de funcionamento do novo domínio Internet da Europa, pediram para registar um nome na web com terminação .eu - em vez do tradicional .pt (para Portugal) ou do universal .com. Os números foram avançados pela Agência Lusa.
Depois de um período de adesão dedicado aos organismos públicos e empresas, chegou agora a vez dos cidadãos poderem escolher um nome pan-europeu para as suas páginas web e endereços de correio electrónico. Iniciativa da União Europeia, o domínio Internet da Europa está aberto ao público desde as 10.00 de ontem (hora de Lisboa), permitindo que qualquer pessoa residente na União Europeia peça o registo de um nome, não sendo condição indispensável possuir a nacionalidade de um Estado-membro. Nas primeiras quatro horas de funcionamento, o sistema recebeu 337 mil pedidos de residentes nos 25 Estados-membros. Segundo a bbc.news, os alemães foram os que mais pedidos fizeram (mais de 237 mil contabilizados ao final da tarde), seguidos pelos ingleses (236 mil) e pelos holandeses (125 mil).
A adesão dos europeus confirmou, assim, as expectativas dos responsáveis pelo projecto. "Hoje, a competitividade da Europa fica visível para todo o mundo através da Internet", afirmou a comissária europeia da Sociedade de Informação e dos Media, Viviane Reding. Espera-se que o domínio .eu se torne o segundo mais importante e com mais tráfico a nível mundial, logo atrás do .com. A gestão do domínio até 2010 foi entregue à Eurid, associação belga sem fins lucrativos.
(...)
Os pedidos podem ser feitos através do site http/www.eurid.eu/en/ general/ ou das mais de 1500 empresas que se registaram para vender domíníos .eu, com preços que variam entre os 12 e os 100 euros. A Comissão Europeia aconselha a procurar a melhor oferta, de acordo com os preços, qualidade e serviços oferecidos por cada agente de registo.
mais in DN
sábado, abril 08, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário